Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS NA ITAIPU BINACIONAL, À LUZ DA ISO 20400.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compras Sustentáveis
ISO 20400
Itaipu Binacional

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lucas Cristiano Fath Santos
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - CAMPUS SANTA CRUZ
2 - EDUARDO HACK NETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - FOZ DO IGUAÇU
3 - ADRIANO HAMERSCHMIDT
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE (UNIFAE) - CURITIBA
4 - ELÓI JUNIOR DAMKE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - FOZ DO IGUAÇU

Reumo

Os órgãos governamentais utilizam a compra pública como oportunidade de promover ações sustentáveis devido ao seu poder de compra. Nos países em desenvolvimento, a compra governamental pode ser responsável por até 30% do PIB - Produto Interno Bruto (Telewa, 2014). O desenvolvimento sustentável tem sido discutido entre os países como uma forma de transformar o mundo para um caminho sustentável e compra públicas sustentáveis podem estar alinhados a esse propósito, gerando benefícios sociais, financeiros e ambientais.
A Itaipu Binacional vem adotando a compras públicas sustentáveis como uma política empresarial (Itaipu, 2018) e contribuiu para a concepção de uma norma técnica de compras sustentáveis, a ISO 20400. A política e estratégia de CPS na Itaipu foram desdobradas através de um processo de gestão de compras até o nível de atividades, onde os executores do processo praticam os requisitos de sustentabilidade definidos? Com isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o processo de compras sustentáveis implantado na Itaipu Binacional sob a ótica de uma abordagem estruturada, no caso ISO 20400.
Compra Pública Sustentável consiste no sequenciamento de atividades para atender necessidades da organização, gerando benefícios para a sociedade e para a economia com o mínimo de danos causados ao meio ambiente (Defra, 2006). Os países estão discutindo como adotar práticas sustentáveis e as organizações vem apoiando e gerando conhecimento referente ao tema, uma dessas é International Organization for Standardization, que publicou a ISO 20400, a qual está dividida em 7 seções com o objetivo de auxiliar as empresas a desenvolverem e implementarem práticas e políticas de compras sustentáveis.
Foi realizado um estudo descritivo através de survey. Foram aplicados questionários aos colaboradores da Itaipu Binacional, divididos em grupo estratégico e grupo operacional, através de uma escala (de 1 a 7) de compras sustentáveis elaborada com base na ISO 20400, obteve-se 37 respondentes e os dados coletados foram submetidos a uma análise da estatística descritiva, de confiabilidade e normalidade da escala, através do software SPSS 22
Conforme os testes de assimetria, curtose e alpha de cronbach, observa-se que as variáveis da ECS são confiáveis. O índice geral de compras sustentáveis de Itaipu é de 5,07. Na análise dos gaps observa-se que os gestores de contrato tiveram uma avaliação menor em todas as categorias, tendo a maior diferença no construto da integração a sustentabilidade política e estratégica de compras da empresa e a menor gap no construto de Compreensão dos Fundamentos.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo de compras sustentáveis na Itaipu Binacional com base na ISO 20400. Constata-se que as maiores diferenças estão relacionadas a estratégia e a governança de compras sustentáveis, sendo necessário que as diretrizes sejam desdobradas até o nível operacional. E o construto que possui o menor gap entre os grupos e menor média, é “compreendendo os fundamentos”, o que demonstra que a sustentabilidade é um tema recorrente nas atividades empresariais.
DEFRA. Sustainable Procurement National Action Plan: Recommendations from the Sustainable Procurement Task Force. UK: Defra, 2006. Disponível em: Acesso em: 10out2018. ITAIPU. Relatório de Sustentabilidade 2017. Disponível em: Acesso em: 20jun2018. TELEWA, R.S. Sustainable Procurement Practices in the Public Water Sector Institutions in Kenya. Tese(mestrado), University of Nairobi, Nairobi, 2014