Resumo

Título do Artigo

PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE PLANO DE NEGÓCIO PARA UMA EMPREENDEDORA DO RAMO DE BELEZA DA FRONTEIRA SANT’ANA DO LIVRAMENTO/RS - BRASIL E RIVERA - URUGUAI
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Palavras Chave

Plano de Negócio
Ramo de Beleza
Região de Fronteira

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Leonardo Caliari
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento-RS
2 - Rosemeri da Silva Madrid
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Fernanda Araujo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
4 - SEBASTIAO AILTON DA ROSA CERQUEIRA ADAO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

A consequência do desinteresse e incapacidade de planejamento é o alto índice de falências de negócios no Brasil durante os primeiros anos de existência. Dada à relevância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento regional, ressalta-se a necessidade reduzir os índices de mortalidade empresarial a partir de ações de auxílio e suporte aos empresários. Sendo assim, tem-se como objeto de pesquisa uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) - Rivera (UY), o qual será realizado um diagnóstico da empresa por meio de um plano de negócio.
O presente estudo tem o objetivo geral de elaborar uma estrutura de plano de negócio para uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) - Rivera (UY). O estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a estrutura ideal de um plano de negócio para uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) - Rivera (UY)?
Conforme a literatura, as atividades empreendedoras das micro e pequenas empresas afetam significativamente a economia de um setor ou sociedade, visto que constrói sua base econômica e gera empregos e renda à população. Mas, cabe destacar que abrir um empreendimento desprovido de conhecimento gerencial pode resultar no aumento das estatísticas de mortalidade empresarial. A elaboração de um plano de negócio não é a certeza de sucesso, mas aumenta a probabilidade de que isso ocorra, visto que faz um detalhamento da empresa e do ambiente que o cerca.
No presente estudo se utilizou de uma abordagem qualitativa, em que se realizaram entrevistas e observações na empresa objeto da pesquisa, proporcionando a possibilidade de coletar as informações necessárias para elaborar a estrutura de um plano de negócio para a empresa. No que tange a análise, os dados coletados durante a entrevista realizada “in loco” na empresa no mês de setembro de 2018 foram inseridos no software Plano de Negócios 3.0 do Sebrae.
Nos resultados, é apresentada a estrutura do plano de negócio elaborado para o salão de beleza objeto da pesquisa, estando este dividido em seis subtópicos: 1) sumário executivo; 2) análise de mercado; 3) plano de marketing; 4) plano operacional; 5) plano financeiro; e 6) avaliação estratégica.
Ao responder aos três objetivos específicos da pesquisa, considera-se que o objetivo geral do estudo foi alcançado, visto que, com a elaboração da estrutura do plano de negócio, foi possível realizar um pré-diagnóstico do empreendimento, listando suas potencialidades e limitações. No fim, a estrutura de plano de negócio foi entregue à empreendedora como sugestão para aplicação no seu negócio e, consequentemente, a sua adoção como ferramenta de desenvolvimento.
Principais referências: ENDEAVOR. Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2016. 2016. Disponível em: Acesso em 28 de agosto de 2018. FRANCO, J. O. B.; GOUVÊA, J. B. A cronologia dos estudos sobre o empreendedorismo. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.3, 2016. HASHIMOTO, M.; BORGES, C. Empreendedorismo: Plano de Negócios em 40 lições. São Paulo: Saraiva, 2014. TERRIBILI FILHO, A. Escopo de projeto para criação de um plano de negócios. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios. Florianópolis, v.7, n.1, p.29-55, 2014.