Resumo

Título do Artigo

LADO SOMBRIO DA VIDA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE MAUS COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

misbehaviour
ética empresarial
CEO

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA
2 - Eduardo de Camargo Oliva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado)
3 - Edson Keyso de Miranda Kubo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Mestrado e Doutorado

Reumo

O crescente interesse pelas questões éticas transposta na investigação, ensino, publicação em literatura científica e do pop management, assumiu certo protagonismo na sociedade contemporânea. A temática sobre o mau comportamento cometido nas e/ou pelas organizações consiste em um tema com diferentes nomenclaturas, sob o olhar das atitudes refletidas em comportamentos padronizados e determinados por exigências e buscas de resultados organizacionais determinados por padrões cada vez mais altos.
Tem-se como problema de pesquisa: Como se caracterizam as publicações internacionais que abordam o tema ‘atalhos antiéticos cometidos nas/pelas organizações’? O estudo caracteriza as publicações internacionais que abordaram os ‘atalhos antiéticos cometidos nas/pelas organizações’, na expectativa de observar como essa temática vem sendo estudada, quais os termos utilizados. E ainda, apresenta a classificação dos periódicos mais influentes junto a ‘Plataforma Qualis CAPES’ e seu Fator de Impacto (FI); e uma análise de conteúdo realizada com uso do software Iramuteq.
A ética pode ser entendida como um estudo ou uma reflexão sobre ações, costumes ou comportamentos (Valls, 2000). Nesje (2016) considera que o comportamento ético nas organizações está intimamente relacionado com o compromisso profissional, que é definido por uma forte conexão entre o indivíduo e sua profissão. Assim, segundo o autor, os profissionais com um alto nível de comprometimento com sua profissão tendem a agir de acordo com os padrões profissionais, e se comportam de maneira mais ética do que aqueles que possuem níveis mais baixos de comprometimento profissional.
O foco do trabalho foi promover uma reflexão sobre os ‘atalhos antiéticos cometidos nas/pelas organizações’. Para isso, se realizou uma pesquisa na WoS usando palavras-chaves relacionadas com a temática, com o intuito de analisar como ela está sendo estudada. A pesquisa proporcionou conhecimento de alguns dos diversos termos usados para o assunto em questão. Foi possível perceber que os artigos se apresentam: relacionados a pesquisas sobre éticas, a dilemas éticos, ao comportamento antiético assumido por empregados e empregadores e a crimes corporativos.
Ao longo da realização dessa pesquisa, buscou-se explicitar cada uma das etapas metodológica e os recursos utilizados, para permitir que outros pesquisadores repliquem ou se instrumentalizem do percurso aqui delineado em outras pesquisas. Destaca-se que o software Iramuteq ajuda na interpretação dos resultados processado, no entanto, cabe ao pesquisador conduzir a pesquisa e protagonizar a produção do conhecimento. Os resultados das redes de bibliometria confirmaram a multidisciplinariedade da temática.
Nesje, K. (2016). Personality and professional commitment of students in nursing, social work, and teaching: a comparative survey. International Journal of Nursing Studies, 53, 173-181. Ness, A., & Connelly, S. (2017). Situational influences on ethical sensemaking: performance pressure, interpersonal conflict, and the recipient of consequences. Human Performance, 30(2–3), 57–78. https://doi.org/10.1080/08959285.2017.1301454. Valls, A. (2000). O que é ética. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 83 p.