Resumo

Título do Artigo

A ação empreendedora na gestão escolar
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Palavras Chave

Empreendedorismo público
Criatividade situada
Setor público

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

No intuito de garantir o cumprimento de garantias mínimas e estabelecer metas para gestão escolar, foi elaborado o Plano Nacional de Educação - PNE. O alcance das metas do PNE pode acontecer a partir do emprego eficiente e criativo dos recursos públicos, através da interação de indivíduos, organização e sociedade, ou seja, por meio de ações empreendedoras. Assim o artigo busca identificar ações empreendedoras na secretaria municipal de educação de um município localizado no sul de Minas Gerais, na execução do PNE, bem como explicá-las e analisá-las a partir da teoria da ação empreendedora.
O presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: como são construídas ações empreendedoras em uma secretaria de educação de um município localizado no sul de Minas Gerais, na execução do PNE? Deste modo, esta pesquisa busca identificar ações empreendedoras no contexto da gestão escolar, notadamente as que envolvem o cumprimento do PNE; objetiva, ainda, explicar e analisar as ações encontradas a partir da teoria da ação empreendedora.
Estudar a ação empreendedora é buscar compreender por completo um empreendimento, seus motivos impulsionadores, desenvolvimento e atores envolvidos. A ação empreendedora pode ocorrer em diversos ambientes, pois ela pode ser encontrada em qualquer processo que foi modificado pela criatividade, logo pode ser identificada na na gestão escolar brasileira. No setor público, a ação empreendedora pode ser definida como resultado exitoso do entrelaçamento entre agentes públicos, organização e sociedade, que resultem em novos bens e serviços, ou reestrutura de processos que atendam às demandas públicas
A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivos explicativos, tratando-se de um estudo de caso. O objeto de estudo é a secretaria municipal de educação de um município do sul de Minas Gerais. Os atores da pesquisa são servidores públicos que estão lotados na secretaria municipal de educação. A coleta dos dados ocorreu a partir de entrevistas em profundidade e grupo focal. Para análise dos dados coletados foi utilizado o procedimento metodológico da análise de conteúdo.
Da análise dos dados foi possível identificar quatro ações empreendedoras que estão vinculadas ao atendimento dos alunos, pais/sociedade, professores, gestão e, também as metas 4, 18, 19, do PNE-2014/2024. As ações identificadas foram: criação do serviço de atendimento e apoio à inclusão, feira do jovem permacultor, regulamentação da hora-atividade e a terceirização da merenda escolar. As ações surgiram a partir de tensões na lógica institucional e foram efetivadas pela mobilização dos atores da pesquisa na criação de intercâmbios inovadores que levaram a melhoria da gestão.
A partir do estudo foi possível verificar que há possibilidades da ação empreendedora ser desenvolvida no setor público. As ações empreendedoras identificadas demonstram a busca dos gestores públicos pela efetivação de uma gestão escolar competente, inovadora e comprometida com os resultados sociais. Logo, a ação empreendedora é um fenômeno de extrema valia para a administração pública brasileira, pois se a criatividade, o diálogo e a inovação forem utilizados em projetos empreendedores coletivamente, gestores públicos podem provocar mudanças e melhorias, enfrentando as tensões existentes.
BERGLUND, H. Toward a Theory of Entrepreneurial Action Exploring Risk, Opportunity and Self in Technology Entrepreneurship. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Virginia, Charlottesville, 2005 POTTS, J. D. et al. Consumer co-creation and situated creativity. Industry and Innovation. Industries and Innovation, Australia, v. 15, n. 5, p. 459-474, out. 2008. SPEDALE, S.; WATSON, T. J. The emergence of entrepreneurial action: At the cross roads between institutional logics and individual life-orientation. International Small Business Journal, London, v. 32, n. 7, p. 759-776, 2014.