Resumo

Título do Artigo

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE CONCLUDENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Identidade Profissional.
Estágio.
Concludentes.

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Johnnata Cavalcante Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC
2 - Beatriz Alves dos Santos
-
3 - Márcia Zabdiele Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

O processo de construção identitária compreende os aspectos intrínsecos aos indivíduos, estabelecendo relações diretas com as suas ações em coletividade. Esse processo é interativo, composto por uma série de estágios, influenciada pela formação acadêmica e pelas comunidades profissionais dos indivíduos, por exemplo. Assim, a identidade profissional constitui um objeto de investigação científica complexo e versátil, uma vez que representa um conjunto identitário que acompanha o indivíduo ao longo de todas as suas experiências profissionais, começando, muitas vezes, pelo estágio supervisionado.
O acréscimo de novos papéis ou responsabilidades provavelmente levará a mudanças e potencial instabilidade em termos de identidade, na medida em que o indivíduo se insere em um novo ambiente em que não sabe como agir, em que acreditar e em quem ser imediatamente (MOSS; PITTAWAY, 2013). Nessa perspectiva, destaca-se o estágio como um mecanismo que facilita a identificação dos indivíduos com as suas profissões. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é: Caracterizar como as experiências de estágio contribuem para a construção da identidade profissional de concludentes do curso de Administração.
As experiências de estágio providenciam uma estrutura que permite aos estudantes a aplicação de seus conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades técnicas e mentais no contexto profissional (ATICI, 2015). Ressalta-se, no entanto, que os estágios, ao mesmo tempo em que permitem aos estudantes experimentarem várias experiências e emoções, também podem levar a diversos desafios de identidade. Nesse sentido, os estágios representam, portanto, um pano de fundo útil para colocar em prática uma identidade profissional antecipada (HOULE et al., 2017).
Essa pesquisa classifica-se como um estudo de natureza qualitativa e descritivo-exploratória. Os dados foram coletados a partir da realização de entrevistas em profundidade com 10 concludentes do curso de administração de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada. A coleta ocorreu com o apoio de um roteiro de entrevistas semiestruturado com 17 perguntas, entre maio e junho de 2019. Quanto à análise dos dados, desenvolveu-se a análise de conteúdo com auxílio dos softwares ATLAS.ti 8 e o Ucinet® para maior detalhamento e exploração das categorias de análise.
Os resultados apontaram que os concludentes, antes da graduação, entendiam a administração como um conjunto de atividades dinâmicas de integração e que o engajamento profissional foi o principal motivo que os levaram a estagiar. Assim, foram geradas evidências de que o estágio representa um conjunto de práticas reflexivas críticas, influenciado pelo conteúdo do trabalho que realizam. Tal fato é explicado pela relevância atribuída tanto à aplicação, atuação e aprendizagem do ser profissional, quanto do reconhecimento, posicionamento social e importância para os outros no trabalho.
A construção da identidade profissional dos concludentes em administração mostrou-se um processo dinâmico e contextual. O entendimento gerado pela pesquisa é o de que esse processo tem um início mais bem definido na graduação, tendo, no entanto, suas bases construídas no momento em que o interesse pela área começa a ser assimilado. Esse interesse é alavancado pelo desejo de aplicabilidade prática do conhecimento e da validação do esforço empregado, através do reconhecimento e da autorrealização profissional, amadurecendo com o conteúdo do trabalho no decorrer da trajetória na profissão.
ATICI, M. Professional Identity Development of Counselors-in-Training in a School Internship Program in Turkey. Professional Counselor, v.5, n.1, 2015. HOULE, D. et al. La pertinence des stages de formation pratique pour le développement de l’identité professionnelle d’étudiantes infirmières au Québec. Canadian Journal of Education, v.40, n.4, 2017. MOSS, T.; PITTAWAY, S. Student identity construction in online teacher education: A narrative life history approach. International Journal of Qualitative Studies in Education, v.26, n.8, p. 1004-1018, 2013.