Gestão por Competência
Competências Organizacionais
Mapeamento de Competências Organizacionais
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Carreiras e Competências
Autores
Nome
1 - Michelle Cianci Ostetto Alves UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
2 - Tatiana Ghedine UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Escola de Negócios
3 - Roberto Lima Ruas UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - CLÁUDIO REIS GONÇALO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
Reumo
As instituições de ensino, como as demais organizações, têm buscado melhorar seu desempenho no mercado onde atuam objetivando ampliarem sua vantagem competitiva. Acredita-se que um caminho que possa ser seguido por estas instituições para melhorarem o desempenho seja entender suas capacidades internas e como elas podem sustentar e oferecer vantagens competitivas. Esta ideia, oriunda da Teoria da Visão Baseada em Recursos, tem como um de seus desdobramentos a Competência Organizacional (CO) que poderia servir de estrutura para a construção dos planejamentos de gestão escolar.
Este artigo apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais as competências organizacionais apropriadas para a gestão de uma rede de educação básica confessional?
Em buscas de respostas para a questão acima, estabelece-se como objetivo analisar as competências organizacionais apropriadas para que uma rede de educação básica confessional tenha um melhor desempenho no ambiente escolar.
Apesar de todos os modelos de Gestão por Competências apontarem as COs como ponto de partida, nenhum deles detalha como seria o processo para mapeá-las. Na literatura acadêmica há alguns modelos que tentam preencher estas lacunas, como o modelo de Javidan (1998), Carbone et al (2009) e Ruas (2009), mas ainda assim, permanece um pouco obscuro este processo de mapeamento de COs. Sendo assim, baseados nestes modelos e no referencial teórico pesquisado, propõem-se um framework a fim de sistematizar percepções distintas acerca dos modelos de mapeamento de COs.
Pesquisa de abordagem exploratória, natureza qualitativa e estratégia de pesquisa estudo de caso único (Yin, 2005), teve como objeto de pesquisa a Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação (IASBE). Os dados foram obtidos em 3 etapas: grupo de sensibilização, mapear as COs percebidas como apropriadas pelos 7 gestores de escolas privadas; entrevistas semiestruturadas, para elencar as COs existentes na IASBE (4 gestores); e análise documental. Análise de conteúdo utilizada foi temática (Bardin, 2011).
A estrutura da análise seguiu as etapas definidas no framework proposto nesta pesquisa onde as competências organizacionais apropriadas para instituições de ensino foram levantadas no grupo de sensibilização e posteriormente comparadas às mapeadas na IASBE. Os principais resultados sinalizaram algumas lacunas referentes aos seguintes aspectos na IASBE: capacidade de desenvolver um programa de gestão unificado; capacidade de selecionar profissionais adequados para a área de gestão estratégica da rede e capacidade de desenvolver e aplicar um modelo de gestão de pessoas.
A fim de atingir o objetivo proposto neste trabalho utilizou-se como objeto de pesquisa para a realização do estudo de caso a IASBE. Os caminhos metodológicos possibilitaram elencar uma lista de COs apropriadas e mapear as COs existentes na IASBE, sendo este mapeamento realizado por meio do framework proposto nesta pesquisa.
As análises dos resultados sinalizam algumas lacunas referentes à capacidade de desenvolver um programa de gestão unificado; de selecionar profissionais adequados para a área de gestão estratégica da rede e de desenvolver e aplicar um modelo de gestão de pessoas.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. SP: Edições 70.
Carbone, P. P.; Brandão, H. P.; Leite, J. & Vilhena, R. (2009) Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. RJ: FGV.
Javidan, M. (1998). Core Competence: what does it mean in practice? Long Range Planning, 31(1).
Ruas, R. L. (2009) Observações acerca do conceito, natureza e aplicação da noção de competência nas empresas. PA: Atlas.
Sanchez, R.; Heene, A. (2004). The New Strategic Management: organization, competition and competence. NY: John Wiley and Sons.
Yin. R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. PA: Bookman.