Resumo

Título do Artigo

A Abordagem da Ética em Uma Escola de Negócios: Uma Análise Sob a Perspectiva Discente
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Palavras Chave

Ética
Percepção Ética
Ética na Educação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - JONATAS GUILHERME DA SILVA MARTINS
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Patricia Martins Fagundes Cabral
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios
3 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

A abordagem da ética nas Universidades é algo, cada vez mais necessário, sendo um fator a contribuir para a formação de lideranças orientadas para um propósito coletivo e sustentável em prol de negócios e sociedades mais bem-sucedidos. Pois, segundo Lennan, Semensato e Oliva (2015), é evidente a carência de informações e divulgação de práticas relacionadas à ética. Segundo Sedigh (2016), as universidades precisam implantar programas de ética, pois necessitam, mais que gerar conhecimento, fazer projeções sociais e formar profissionais integrais e também lutar contra a corrupção.
Nesta pesquisa, investigou-se a percepção dos alunos, dos níveis de graduação, latu e stricto sensu, em relação a insersção da ética nos currículos dos cursos da instituição de ensino onde estudam. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a percepção de alunos de uma Escola de Negócios sobre a abordagem da ética nos cursos da IES onde estudam.
Toro e Rodriguez (2017), Osuna e Luna (2011) e Almeida (2014), defendem que as IES têm a responsabilidade de conscientizar seus alunos sobre problemas éticos que enfrentarão no local de trabalho e devem garantir o assunto seja parte integrante nos currículos, além da promoção de ambientes éticos dentro das IES. A AACSB International (2004), defende que é necessário o fornecimento de ferramentas, que contribuam a reconhecer e responder as questões éticas, tanto de forma pessoal, como organizacional.
O estudo caracteriza-se como pesquisa de campo, de abordagem mista (quanti-quali), de natureza descritiva-exploratória. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma Escola de Negócios de uma universidade privada no Sul do Brasil, que fazem parte dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os procedimentos de coleta de dados, foram realizados em três etapas: 1) Survey, com a participação de 297 alunos; 2) Grupo Focal com a participação de 10 alunos; e 3) uma entrevista com a Decana da Escola de Negócios.
A análise dos resultados da etapa quantitativa foi realizada com ajuda do software SPSS, no qual foi possível utilizar as estatísticas descritiva e multivariada, para explanar os resultados obtidos. Foram feitos testes de consistência interna, por meio do Alfa de Cronbach. Foram também realizadas análises de validades, através de Análise Fatorial Confirmatória. Para isso, foram utilizados os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett. Na etapa qualitativa, foi realizada análise de conteúdo com categorização, com o auxílio do software NVivo.
Entre as principais conclusões deste estudo, foi possível identificar que existem influências por parte das universidades, que podem sim contribuir com a abordagem da ética, nas vivências práticas e nas aprendizagens. Emerge como forte recomendação neste estudo, que a temática da ética, esteja cada vez mais presente no cotidiano universitário, permeando o campo da ciência e o campo dos negócios, e que tal problematização repercuta em produção científica relevante, estimulando cada vez mais o interesse acadêmico no estudo deste assunto.
Lennan, Semensato e Oliva (2015); AACSB (2004); Cortina (2003); Gomide et al. (2003); Toro e Rodriguez (2017); Neves, Garrido e Simões (2015); Osuna e Luna (2018); Reis e Bandos (2012); Rodriguez, Pantoja e Cantor (2016); Cortella (2015).