Resumo

Título do Artigo

Marketing digital é importante para qualquer negócio: o caso da UNEVE (IPREDE)
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Palavras Chave

marketing digital
gestão de mídias sociais
marketing de conteúdo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Mateus Palhares
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - CCG
2 - enzo juca da silva
-
3 - Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Comunicação e Gestão
4 - Viviana Menezes Costa
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Centro de Ciencias da Gestão

Reumo

Este Caso de Ensino fala sobre dois estudantes de administração que foram desafiados a encontrar maneiras de melhorar a gestão de mídias sociais da UNEVE (Unidade de Eventos do IPREDE), para ajudar a Unidade a captar mais clientes e gerar novos aluguéis de salas, principalmente durante os dias da semana, o que geraria mais receita para a ONG. Porém, a criação do plano de gestão de conteúdo em mídias sociais para a UNEVE levantou novos desafios para a Unidade, que agora tem que se preparar para atuar de forma mais ampla no ambiente digital, aproveitando os benefícios desse canal de marketing.
Inserir os leitores e estudantes em uma situação de administração e busca por soluções em problemas dentro da organização, através de geração de valor e estratégias no Marketing Digital (mais especificamente a Gestão de Mídias Sociais). Além disso, propor o questionamento de como uma organização, seja ela qual for, pode produzir e mensurar as ações nas redes sociais visando o longo prazo.
Todos os dados que foram expostos sobre o contexto do Caso, foram coletados mediante reuniões e conversas com os funcionários da ONG. Inclusive, teve-se o acompanhamento do coordenador do IPREDE, que também relatou as dificuldades e os problemas para serem resolvidos. Além disso, outros dados como datas e detalhes sobre a missão social do IPREDE, foram buscados através do site da ONG.
Marketing, Marketing Digital, Gestão de Mídias Sociais, Marketing Social, Estratégia de Marketing, Comunicação de Marketing.
DESIDÉRIO, P. H. M.; BITTENCOURT, I. M.; MARQUES, J. C.; CARDOSO SOBRINHO, C. A.; NEDER, R. As Mídias Sociais na Projeção de 'Startups' Regionais: Observações do Perfil das Empresas nas Redes Sociais . International Journal of Innovation, v. 5, n. 3, p. 421-434, 2017. GIACOMEL, C.; CARDOSO, J. G.; SANTO JÚNIOR, C. A. E. Proposta de um Instrumento para Mensurar a Satisfação de Clientes de E-Commerce. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 105-120, 2019.