Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO EM STARTUP´S: UM MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA DE NEGÓCIOS SOCIAIS
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Palavras Chave

Resultados da Orientação Empreendedora
Startups de Negócios Sociais
Empreendedorismo

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Viviane Celina Carmona
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - São Paulo
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Henrique Mello Rodrigues de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O fundamento da orientação empreendedora (OE) é que organizações empreendedoras são diferentes das demais, por se destacarem na identificação e na exploração de oportunidades. As organizações empreendedoras focam a inovação e a habilidade de lidar com as incertezas do ambiente (Fernandes & Santos, 2008). Um dos grandes desafios para os empreendedores sociais está em equilibrar a geração e a administração de valores sociais com a questão financeira e assim, com essa necessidade surgem os negócios sociais (NS), um novo campo de estudo, que ainda necessita de definições.
Considerando a necessidade de compreender o empreendedorismo social e a OE em NS e de gerar novas escalas para medir os resultados da OE em contextos específicos, aliada ao contexto em questão, apresenta-se a questão de pesquisa: Como se caracterizam os resultados da Orientação Empreendedora em Startups de Negócios Sociais? Para responder a esta questão de pesquisa, definiu-se como objetivo geral propor um modelo teórico empírico para caracterizar os resultados da OE em Negócios Sociais.
Observa-se que a principal motivação do empreendedor social é a criação de valor social. E, para assegurar viabilidade financeira, é necessário criar valor econômico além do impacto social (Mair & Marti, 2006). Portanto, o valor econômico é fundamental para a sustentabilidade dos negócios sociais, que, obviamente, deve estar em equilíbrio com o valor social gerado (Dacin & Dacin, 2010; Muñoz & Kibler, 2015). Como resultado de um negócio social, deve-se incorporar a geração de valor ou a geração de impacto social.
Este estudo tem caráter descritivo e exploratório .Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas aplicada a 14 startups de NS Para assegurar que o roteiro atendesse aos objetivos da pesquisa, foi aplicado um pré-teste. Após ajustes decorrentes do pré-teste, o instrumento de pesquisa foi avaliado por 3 especialistas, sendo dois autores brasileiros mais citados em termos de artigos científicos sobre OE . O roteiro final foi composto de 15 questões abertas, analisadas com o software Atlas TI.
A partir do referencial teórico e das entrevistas realizadas, gerou-se um modelo teórico empírico para a análise dos Resultados da OE, constituído de quatro categorias de resultados da OE para o contexto dos NS: criação de valor social, satisfação de múltiplos stakeholders, sustentabilidade de soluções e sustentabilidade financeira. Em geral, os empreendimentos mostram que a criação de valor social e a sustentabilidade são, atualmente, os resultados mais importantes para esses negócios sociais.
Após organizar as informações, foi possível propor um modelo para estudo dos resultados da OE, apontando elementos que permitem uma melhor compreensão do processo empreendedor de Empreendimentos Sociais, mais especificamente, de Negócios Sociais, explorando alternativas e possibilidades. Os Resultados da OE, constituídos de quatro categorias, tendo sido acrescida a Sustentabilidade Financeira, sinalizada como inclusão ao modelo. O modelo conceitual, com a caracterização descritiva e exemplos da realidade estudada são as principais contribuições deste artigo.
Kraus, S., Burtscher, J., Vallaster, C., & Angerer, M. (2018). Sustainable Entrepreneurship Orientation: A Reflection on Status-Quo Research on Factors Facilitating Responsible Managerial Practices. Sustainability, 10(2), 444. Lumpkin, G. T., Moss, T. W., Gras, D. M., Kato, S., & Amezcua, A. S. (2013). Entrepreneurial processes in social contexts: how are they different, if at all? Small Business Economics, 40(3), 761–783. Lazzarotti, F., da Silveira, A. L. T., Carvalho, C. E., Rossetto, C. R., & Sychoski, J. C. (2015). Orientação Empreendedora: Um Estudo das Dimensões e sua Relação com Desemp