Resumo

Título do Artigo

ABERTURA À MUDANÇA E ENGAJAMENTO NO TRABALHO COMO ANTECEDENTES DA SATISFAÇÃO NA CARREIRA E DA SATISFAÇÃO COM A VIDA DO SERVIDOR PÚBLICO
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Palavras Chave

Servidor público
Engajamento no trabalho
Abertura à mudança

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Fátima Cristina Araújo Mavigno
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória - Es
2 - Daniel Andrade
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória-ES

Reumo

O processo de modernização do serviço público, iniciado na década de 80, tem engendrado novos modelos e modismos gerenciais. No Brasil, as reformas estatais realizadas basearam-se, entre outros aspectos, nos princípios gerencialistas do New Public Management, com debates sobre como a administração pública deveria ser conduzida por critérios profissionais e não por regras ou padrões pré-estabelecidos . A diretriz gerencialista para resultados dá ênfase às tarefas e menos às pessoas, desmotivando o servidor público pressionado pelas ocupações laborais, sem espaço para dialogo e criatividade.
O foco no servidor público se justifica pela necessidade de conhecer e entender o quão receptivo às mudanças organizacionais e engajado no trabalho é este servidor que está inserido atualmente em um contexto de novas perspectivas de modernização gerencial, preparando o gestor para melhor condução destas. Sendo o serviço público pautado pela ética do bem comum, é relevante a compreensão da forma como o servidor público dá significado ao seu trabalho e se faz sujeito da ação.
Considerando a importância de uma gestão estratégica de pessoas no âmbito da administração pública, este estudo verificou se os construtos abertura à mudança e engajamento no trabalho têm influência nos construtos satisfação na carreira e satisfação com a vida do servidor público. Na literatura foi identificada uma lacuna no que diz respeito a associação entre tais construtos, sendo estes pouco explorados no contexto do funcionalismo público, que normalmente se comporta de modo diferente do empregado do setor privado (Buelens & Van den Broeck, 2007).
Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey, com corte transversal. Campo de estudo foram as instituições públicas nacionais e o público-alvo foram os servidores públicos. A amostragem foi não-probabilística por acessibilidade e a amostra composta por 645 respondentes. A coleta de dados primária foi realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado, baseado em construtos já validados pela literatura. Utilizou-se o modelo de resposta baseado na escala de Likert. A análise de dados foi realizada por meio da Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM).
Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a percepção de satisfação na carreira do servidor público tem uma relação direta com o juízo positivo que o servidor faz das mudanças que ocorrem no seu ambiente organizacional (abertura à mudança), e também com a conexão que este servidor tem com o papel desempenhado no serviço público (engajamento no trabalho). No caso da percepção de satisfação com a vida, infere-se que o vínculo que o servidor público estabelece com o seu papel de trabalho (engajamento no trabalho) tende a repercutir positivamente na vida desse servidor.
A contribuição teórica dessa pesquisa está na compreensão do quanto o engajamento no trabalho e a abertura à mudança influenciam a satisfação dos servidores públicos, considerando sua carreira e sua vida pessoal. Essa análise pode auxiliar os gestores da área pública a entenderem melhor as reações dos seus subordinados, conduzindo-os de forma mais efetiva no atual contexto de modernização da administração pública, que por meio da implementação de novos modelos gerenciais busca entregar resultados que atendam aos anseios da sociedade.