Resumo

Título do Artigo

O Processo de Aprendizagem do Empreendedor no Ambiente de Incubação de Empresas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem
Empreendedor
Incubação de Empresas

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Juliano Cesar de Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá

Reumo

Nos últimos anos, tem crescido o interesse pelo tema empreendedorismo tendo em vista sua importância para o progresso econômico e social. No Brasil, têm surgido programas que objetivam incentivar novos modelos de negócio.. Embora esses mecanismos sejam fundamentais para estimular a criação de novas empresas e promover o desenvolvimento do país, não é o empreendimento de sucesso o responsável pelos avanços econômicos, tecnológicos e sociais, tão pouco os mecanismos de apoio aos novos modelos de negócio, mas, sim, o empreendedor, que se desponta como força motriz do crescimento econômico.
o problema da pesquisa surge da necessidade de observar o processo de aprendizagem do empreendedor em primeiro plano, se distanciando de pesquisas que objetivam explorar apenas os resultados alcançados por empreendimentos de sucesso.A partir desses argumentos, o objetivo geral deste artigo consistiu em compreender como os empreendedores incubados aprendem no ambiente de incubação à luz das abordagens da aprendizagem organizacional.
1. As incubadoras de empresas exercem um importante papel no desenvolvimento econômico do país na medida em que buscam oferecer suporte físico e gerencial para a criação de novos empreendimentos. (BECKER E LACOMBE, 2005; DORNELAS, 2014; RAUPP E BEUREN, 2009). A aprendizagem organizacional tem sido abordada sob diferentes perspectivas teóricas e enfoques metodológicos. Argyris e Schön (2003) propõe, também, dois tipos de aprendizagem, conhecidos como single loop e double loop. Wenger (2013), por sua vez, transcende essa abordagem ao propor uma teoria social da aprendizagem.
Com o objetivo de estudar como empreendedores aprendem no ambiente de incubação, adotou-se neste trabalho a pesquisa qualitativa do tipo descritiva utilizando a análise documental e o estudo de caso.Concluído o estudo teórico, iniciou-se a coleta de material empírico no ambiente de incubação. Para isso, optou-se por uma incubadora de empresas certificada pelo modelo CERNE. Na sequência, o material coletado foi analisado e relacionado com as abordagens da aprendizagem a partir de um quadro teórico-analítico elaborado para essa finalidade.
A partir das diferentes abordagens da aprendizagem elencadas no quadro analítico e do estudo de caso realizado, pode-se concluir que a formação do empreendedor transcende a ideia de aquisição de conhecimento e se dá também pela sua interação e participação no mundo social, mediada por artefatos, objetos e pela linguagem. A aprendizagem não se limita há um processo, mas aos muitos processos e atividades que estão acontecendo continuamente no ambiente de incubação. As abordagens teóricas apresentadas neste trabalho permitem inferir que o empreendedor aprende pela prática e pela experiência.
As abordagens teóricas apresentadas neste estudo permitem uma compreensão da aprendizagem do empreendedor no ambiente de incubação, mas não devem ser entendidas como a única compreensão possível, uma vez que não se pretende defender neste trabalho a ideia de que essas teorias são suficientes para explicar o fenômeno. No Brasil, mais de 384 incubadoras encontra-se em operação (ANPROTEC, 2015), Com isso, argumenta-se que outros estudos abrangendo um número maior de ambientes e incorporando outras abordagens da aprendizagem podem contribuir para compreensão de como empreendedores aprendem.
Referências ANPROTEC, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. CERNE, Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. Brasília: ANPROTEC, 2014. AN NE C. . A metamorfose da aprendi agem organi acional uma revisão cr tica. In: R. Ruas, C. S. Antonello, & L. H. Boff (Orgs.). Porto Alegre: Artmed, 2005. ARGYRIS, C. A Life Full of Learning. Organization Studies. 24, 1178-1192, 2003. BECKER, G.; LACOMBE, B. Gestão, inovação e competências: conciliando idéias no estudo dos empreendedores de incubadora de base tecnológica. In: RUAS, R.; ANTONELLO, C.; BOFF,