Resumo

Título do Artigo

A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa
Teoria Fundamentada nos Dados
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Angélica Pott de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - José Luís Guedes dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Enfermagem
3 - Rolf Hermann Erdmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Glaser e Strauss desafiaram o paradigma positivista de sua época, desenvolvendo uma abordagem sistemática da teoria fundamentada nos dados. Atualmente, observa-se que a literatura acerca do método é extensa, sobretudo internacional. No Brasil o uso desse método se dá em grande medida nas áreas de sociologia, psicologia e enfermagem (GOMES et al., 2015). Enquanto que em administração ainda verificam-se poucos estudos que utilizam o método, apesar da amplitude de possibilidades da utilização da TFD em análise dos fenômenos organizacionais.
QP: Quais são as principais características das publicações brasileiras em administração que utilizaram a Teoria Fundamentadas nos Dados? Objetivo: O estudo visa analisar as publicações brasileiras na área de administração que utilizaram a TFD como método. Possibilitando fazer um panorama acerca da utilização do método no país, identificando suas principais características.
Visando amparar teoricamente o estudo, discorre-se acerca do surgimento da Teoria Fundamentada nos Dados, caracterizando e distinguindo as suas principais vertentes, sob aspectos como: filosofia, subjacente, estrutura de codificação, utilização da literatura, relação com os participantes, avaliação da teoria, entre outros aspectos. Além de caracterizar os conceitos inerentes ao método de pesquisa, tais como: método de comparação constante, amostragem teórica, teoria substantiva, e circularidade na coleta e análise dos dados.
Observa-se que os estudos têm sido discutidos em eventos científicos na área, bem como, publicados em revistas acadêmicas de relevância na área. Os resultados apontam também para uma redução nos últimos anos da utilização deste método na administração. Destaca-se também que a maioria dos autores se concentram na região sul e sudeste, e que na maioria são doutores. Esses resultados demonstram a complexidade do método, o qual demanda de muita dedicação e tempo do pesquisador, devido a imersão aos dados.
Evidencia-se a importância de estudos acerca da TFD, possibilitando o desenvolvimento do método nos mais diferentes campos de conhecimento, auxiliando os pesquisadores que venham a utilizar o método.
BIANCHI, E. M. P. G.; IKEDA, A. A. Usos e aplicações da grounded theory em administração. GESTÃO.Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 2, 2008. GLASER, B.; STRAUSS, A. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine Transaction, 1967. KENNY, M.; FOURIE, R. Contrasting classic, Straussian, and constructivist Grounded Theory: Methodological and philosophical conflicts. The Qualitative Report, v. 20, n. 8, p. 1270-1289, 2015.