Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Empreendedorismo social
Negócios sociais
desenvolvimento sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
2 - Daniela Longobucco Teixeira Balog
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
3 - Maria Cristina Fogliatti de Sinay
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - programa de posgraduacao em administracao

Reumo

A educação para o desenvolvimento sustentável parece ser especialmente valiosa para os empresários nascentes, já que a melhoria dos seus conhecimentos sobre empreendedorismo sustentável pode ter um efeito na sua capacidade de identificar oportunidades de negócio sustentáveis (CHOONGO et al. 2016). Então, surge na sociedade o conceito de negócios sociais, organismos, que impactam positivamente através da implementação de projetos socioambientais, mas que ao mesmo tempo são autossustentáveis, pois geram receitas como qualquer outra empresa dentro da lógica tradicional capitalista (YUNUS, 2010).
Com a conscientização dos sujeitos sobre questões socioambientais e crescimento dos negócios sociais em todo o país, este estudo tem intuito de responder a questão: Os objetivos sociais deste novo tipo de negócios colaboram com o desenvolvimento sustentável? O objetivo principal consiste em analisar como é realizado o desenvolvimento sustentável em negócios sociais por meio de um estudo exploratório e descritivo em fontes digitais, analisando uma amostra de negócios sociais, com a apresentação de suas ações e serviços a partir dos que se podem caracterizar seus impactos na vida dos cidadãos.
Segundo o site Yunus Negócios Sociais (2019), o termo negócios sociais refere-se a “empresas que têm a única missão de solucionar um problema social. Elas são primordialmente autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos”. Assim como as ONG’s, os negócios sociais têm por missão arrecadar receitas suficientes para garantir o pagamento de todos os seus custos fixos e variáveis. Atrelado a isso, é importante que todo o lucro gerado seja reinvestido novamente em ações, produtos e serviços da própria empresa, visando a ampliação do impacto social positivo.
Esta pesquisa segue abordagem qualitativa. Segundo Vergara (2005), quanto aos fins é exploratória e descritiva, posto que as empresas estudadas não tinham passado por nenhum tipo de estudo anteriormente. O estudo procurou descrever características de um grupo de negócios sociais específicos, representando alguns dos setores da economia já que todos os negócios trabalham com o conceito de desenvolvimento sustentável. Quanto aos meios, foi realizada pesquisa de campo nos sites de onze empresas localizadas no Estado do Rio de Janeiro. A análise de conteúdo foi o plano de análise adotado.
Após a coleta dos dados, as informações foram submetidas à análise, a partir de quatro categorias de análise: Gestão de Resíduos; Reflorestamento; Inclusão Social; Educação Ambiental. Observa-se que as empresas executam ações como logística reversa, reciclagem, compostagem, recuperação dos solos e replantio. Nota-se a presença de uma cultura socioambiental e identidade presente nesses negócios, além de qualificação de mão de obra e igualdade de gênero. Habilidades e atitudes voltadas para conservação do meio ambiente também estão inseridas nesse perfil de empresas.
Para acompanhar as tendências de mercado e as mudanças inerentes ao consumo fica evidente que os negócios sociais precisam se profissionalizar cada vez mais e estar atentos às práticas mais modernas de gestão no mercado atual. A pesquisa de campo permitiu perceber ainda uma falta de conhecimento e atitude para provocar essas mudanças nos âmbitos administrativo, financeiro e estratégico. Trata-se de um inevitável afastamento do pensamento filantrópico para o mercadológico, sem perder a ótica e propósito pelo social.
YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. Building Social Business Models: Lessons from the Grameen Experience. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 308-325, abr., 2010. YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS. O que são os negócios sociais? Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2019.