Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA NA REDE QUE ORGANIZA OS DESFILES DE CARNAVAL DO GRUPO ESPECIAL DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

rede organizacional
análise de valor na rede
governança em rede

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - MARCIA CRISTINA NOGUEIRA SANTOS
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Conceição
2 - Marco Antonio Pinheiro da Silveira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA

Reumo

O tema da pesquisa foi motivado pelo interesse em compreender como uma rede temporária formada por organizações públicas, privadas e da sociedade civil se une para organizar um dos maiores eventos da cidade de São Paulo.
Como ocorre a Governança na rede de organizações Públicas e Privadas que trabalha na preparação e execução dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do sambódromo do Anhembi em São Paulo? Contribuir para descrição da Governança na rede de organizações Públicas e Privadas que têm relação com a preparação e execução dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do sambódromo do Anhembi em São Paulo.
A abordagem de redes de valor (Allee, 2000) apresenta a rede como um agrupamento facilitador de troca de bens e serviços. o conceito de governança utilizado como referência principal para elaboração do método a ser utilizado para análise da governança é aquele que considera que a governança é construída a partir dos relacionamentos estabelecidos entre os atores e que só pode ser identificada ex post, a partir das interações (translações) ocorridas na rede (Montenegro & Bulgacov 2014).
Visando atingir o objetivo definido deste projeto de pesquisa, optou-se pela realização de procedimentos que tiveram como finalidade principal identificar quais as trocas, dos três tipos definidos por Allee (2000), realizadas entre os atores selecionados, e também identificar as principais funções desempenhadas por estes atores. O método utilizado teve natureza qualitativa, sendo o principal instrumento utilizado a entrevista semiestruturada
O problema da pesquisa foi respondido por meio da apresentação da descrição das principais trocas compartilhadas entre os atores que organizam e preparam o evento. A metodologia usada no trabalho identificou as trocas feitas entre os atores da rede e os benefícios que esses atores recebem por meio das trocas. A metodologia não se limitou a apresentar as interações de forma teórica, os fluxos foram apresentados por meio da identificação de ações, emoções, informações e operações que ocorrem na rede.
Foi identificado que os atores privados têm mais preocupação com suas funções e com o que estabelece seus contratos. É evidente que um ator não se exime de colaborar ou cooperar com outro ator se a ausência de cooperação trouxer danos ao evento. Mas, o que se percebe é que os atores privados não se integram ou trabalham em parceria como ocorre com os atores públicos. A cooperação entre atores privados ocorre com mais evidência entre atores que tem mais proximidade nas relações sociais.
ALLEE, V. (2000). Reconfiguring the Value Network Exhibit 1 : Table of Value Exchanges. Journal of Business Strategy, v. 21, n. 4, p. 1–6. ALLEE, V. (2008). Value network analysis and value conversion of tangible and intangible assets", Journal of Intellectual Capital, Vol. 9 Issue: 1,pp. 5-24. MONTENEGRO, L. M.; & BULGACOV, S. (2014). Reflections on actor-network theory, governance networks, and strategic outcomes. BAR - Brazilian Administration Review, v. 11, n. 1, p. 107–124.