Resumo

Título do Artigo

INTENÇÃO DE ACEITAÇÃO DE USO DE MOBILES POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mobiles
Modelo UTAUT 2
Intenção de Uso

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Jéferson Deleon Fávero
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCCA - Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
2 - Pericles Ewaldo Jader Pereira
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Reumo

A partir da década de 1990 diversas pesquisas e modelos de aceitação e de uso da tecnologia nos mais variados segmentos da sociedade, inclusive na educação, têm se destacado. A conexão faz parte do cotidiano das pessoas, visto a necessidade de se manterem atualizados, seja por demandas profissionais, educacionais ou pessoais (MARIANO et al., 2016). Atualmente, no ambiente educacional, professores e alunos conectam-se por meio de mobiles, o que facilita suas atividades, demonstrando um perfil diferente de socialização do indivíduo após a ascensão tecnológica (HUMANANTE-RAMOS, 2017).
Os mobiles são pouco difundidos e utilizados em sala de aula pelos docentes e isso se torna um paradigma a ser quebrado (Martins et al., 2018). Além disso, é interpretado pela academia como um setor que precisa avançar em pesquisa. Os resultados desta investigação levantarão ferramentas processuais aos docentes e as instituições que desejam aperfeiçoar suas estratégias e práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, busca-se identificar os fatores de aceitação de uso da tecnologia que mais influenciam na intenção de uso de mobiles por docentes do ensino superior.
Com estudos realizados por Venkatesh et al. (2003) criou-se o Modelo da Teoria Unificada de Aceitação de Uso da Tecnologia (UTAUT), o qual busca medir a aceitação e uso da tecnologia por indivíduos. A UTAUT originou-se por meio de uma comparação entre diversos modelos de aceitação e uso da tecnologia, os quais Venkatesh et al. (2003) citam a Teoria da Ação Racionalizada; o Modelo de Aceitação da Tecnologia; o Modelo Motivacional; a Teoria do Comportamento Planejado; a combinação entre a TAM e a TPB; o Modelo de Utilização do PC; a Teoria da Difusão da Inovação e a Teoria Social Cognitiva.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Quanto aos procedimentos, define-se como levantamento por se tratar de coleta de dados primários. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on line, o qual foi constituído por um conjunto de perguntas, conforme modelo UTAUT 2 de Venkatesh, Thong e Xu (2012), originando sete hipóteses denominadas entre H1 e H7, analisadas por meio de Regressão e Correlação. A população corresponde a docentes do ensino superior das regiões sul e sudeste do Brasil, tendo como amostra 158 docentes respondentes de 301 solicitações.
A fim de responder, quais fatores que influenciam a intenção de uso de mobiles em sala de aula pelo docente, identificou-se por meio da regressão linear cinco dimensões que apresentaram influência na aceitação de intenção de uso de mobiles em sala de aula. Expectativa de rendimento; Condições facilitadoras; Motivação hedonista; Preço/Valor; e Hábito. Não percebeu-se influência nas dimensões Expectativa de esforço; e Influência social. Por meio da correlação verificou-se relação em todas as dimensões, porém, com mais intensidade em Expectativa de rendimento; Preço/Valor; e Hábito.
Os achados desta investigação corroboram parcialmente com os resultados de Venkatesh, Thong e Xu (2012) ao identificarem as variáveis Preço/Valor; Hábito; Motivação hedonista, como três dos cinco fatores que mais exercem influência sobre a intenção de uso de mobiles; com os resultados de Mariano et al. (2016) tendo como fatores influenciadores o Hábito e a Motivação hedonista; bem como, aos fatores resultantes de Ramírez-Correa et al. (2015) ao identificarem a Expectativa de rendimento; o Hábito; e as Condições facilitadoras.
MARIANO, A. et al. Fatores determinantes da utilização de aplicativos em dispositivos móveis: um estudo da percepção de estudantes universitários. In XL EnANPAD 2016. Costa do Sauípe – BA, 2016. VENKATESH, V., THONG, J. Y. L.; XU, X. Consumer acceptance and use of information technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, 36(1), 157–178, 2012. RAMÍREZ-CORREA, P. et al. Aceptación de internet móvil en estudiantes universitarios brasileños: Un estudio empírico usando modelado de ecuaciones estructurales. Espacios, v. 36, n. 13, 2015.