Resumo

Título do Artigo

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O POSICIONAMENTO EM MÍDIA SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL.
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Palavras Chave

Identidade organizacional
Universidade pública
Sensemaking

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - FABIOLA CALDEIRA DE MEDEIROS ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CEPPAD
2 - Helna Almeida de Araujo Góes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
3 - Jéssica Gomes Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Este artigo está inserido num ambiente de intensas movimentações no cenário econômico, político e social que contribuem para o surgimento de uma multiplicidade de opiniões e posições ideológicas que, recentemente, acaba por colocar no centro deste debate o papel da universidade na sociedade brasileira. Neste sentido, esta pesquisa, cunho interpretativo e reflexivo, tem como ponto de partida, o momento em que foi anunciado o bloqueio de movimentação operacional de recursos orçamentários para as Universidades Federais, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 29 de março de 2019.
De cunho interpretativo e reflexivo, esta pesquisa buscou respaldado documental e bibliográfico, intencionando responder a seguinte questão de pesquisa: de que maneira diante do anúncio de corte de verbas, realizado pelo Governo Federal, em 29 de abril de 2019, as universidades públicas buscaram, por meio das redes sociais, sustentar a sua identidade organizacional? De forma mais específica, objetiva-se analisar quais os significados estão imbricados na comunicação após o anúncio do corte.
Nesta seção será demonstrada uma revisão bibliográfica e documental não exaustiva, resgatando-se alguns conceitos no referencial teórico sobre identidade organizacional e sensemaking. A fundamentação teórica também oferece as definições sobre o entendimento sobre conceito de Universidade a partir de artigos da CF de 1988. Em seguida são fundamentados os conceitos utilizados neste estudo: papel institucional (BERGER E LUCKMANN, 2005), identidade organizacional (ALBERT e WHETTEN, 1985) e ameaça ao papel institucional (MAITLIS; CHRISTIANSON, 2014; WEICK, 1969).
A análise o volume de postagens, segregadas por grupos categorizados, incluindo o reflexo em volume de curtidas e compartilhamentos, indica uma forte correspondência da comunidade com a qual a instituição estabelece seus vínculos. O aumento expressivo de comunicados, especialmente os de cunho defensivo, em maio de 2019, indica que a Instituição precisou reunir esforços em prol de sua legitimidade, reforçando, o zelo por sua imagem de Instituição responsável pelo espaço que ocupa nos rankings de produção acadêmica. Todos estes esforços encontram correspondência junto a sua comunidade seguidora.
Considerando que as Universidades públicas são pautadas por determinações previstas na Constituição Federal/88, considerou-se que o anúncio do corte de verbas, muito questionado por especialistas em educação, no que se refere ao viés político e ideológico, configurou uma ameaça a identidade organizacional. Os dados coletados e analisados fornecem pistas que indicam uma mudança de posicionamento em mídia social, sugerindo que há uma defesa da sua legitimação identidade organizacional, após o anúncio de corte orçamentário, indicando, inclusive, um potencial desajuste ao ambiente externo.
ALBERT, Stuart e WHETTEN, D. A. Organizational Identity, 1985. In: HATCH, Mary Jo; SCHULTZ, Majken (Ed.). Organizational identity: A reader. Oxford University Press on Demand, 2004. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003. CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 2013. MACHADO-DA-SILVA, C.L.; NOGUEIRA, E. E.S. Identidade Organizacional: um Caso de Manutenção, outro de Mudança. RAC, Edição Especial 2001: WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations: Foundations for Organizational Science. London: Sage Publications, 1995