Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS AEROPORTUÁRIOS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CATERING NO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Turismo
Resíduos Sólidos
Gestão de Resíduos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - roberta dalvo pereira da conceicao
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - mpge
2 - Vanessa de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica

Reumo

Em 2017, houve uma movimentação de 16,2 milhões de passageiros, sendo 11,9 milhões nas rotas domésticas e 4,3 milhões nas rotas internacionais, somente no aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro, conhecido também como Galeão - segundo maior aeroporto internacional do Brasil, de acordo com a Rio Galeão (2017).
A gestão de resíduos das atividades desenvolvidas pelas empresas de Catering tornou-se um desafio para seus gestores, o que inclui atender às normas e legislações ambientais e reduzir cada vez mais seu custo. Portanto, o objetivo do trabalho é apresentar e avaliar alternativas de destinação e recuperação para os resíduos das empresas Aerial Caterings.
Para tal avaliação, realizou-se um estudo de caso de uma empresa que atende o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Foi realizada uma análise gravimétrica dos resíduos gerados nas atividades da empresa, classificados como 4 tipos de resíduos: conservação, recicláveis, orgânicos limpos e facilmente biodegradáveis e aéreos mistos. Após essa fase, realizou-se uma análise econômica e ambiental desses resíduos, na qual foram sugeridos e comparados os tipos de tratamento e os destinos destes.
Nestas comparações, observou-se o desembolso financeiro para cada destino e seu impacto ambiental.
Como resultado, verificou-se que a alternativa de apenas coletar os resíduos e enviá-los para o aterro não é a mais viável, seja financeira ou ambientalmente. Como o aterro dos resíduos gerados é cerca de 50% mais caro do que a segregação do material reciclável e o desperdício alimentar facilmente biodegradável gerado dentro do Catering e vindo da aeronave.
A contribuição consiste na visualização de como a conjugação de técnicas de tratamento de resíduos podem auxiliar no direcionamento destes resíduos e consequentemente para redução de resíduos em aterro.