Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: uma revisão sistemática dos principais fatores influenciadores
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ambientes de inovação
Políticas Públicas
Hélice tríplice

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Lidiane da Silva Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Dae

Reumo

A inovação tornou-se peça chave para o desenvolvimento das regiões. Do imperativo da inovação, surgiu a abordagem dos ecossistemas de inovação. A literatura considera que as mudanças comerciais ou técnicas não se originam de um único componente ou ator, mas de um sistema articulado, uma vez que as organizações públicas ou privadas sozinhas não são capazes de produzir tudo o que os processos de inovação exigem. Existem diversos fatores que contribuem para criação dos ecossistemas esse estudo busca por contribuir para o debate e apresenta-las.
Tendo em vista que a criação dos ambientes inovadores ocorre sempre de forma dinâmica e de forma diferenciada, uma vez que cada localidade possui características diferente, o presente trabalho tem como objetivo conhecer os principais fatores da literatura especializada que explicam a implementação e desenvolvimento dos ecossistemas de inovação. Para alcançar o objetivo deste artigo, foi realizada uma revisão sistemática para destacar os fatores críticos para a implementação, desenvolvimento e manutenção dos ecossistemas de inovação - a revisão sistemática foi baseada no protocolo PRISMA.
Segundo Etzkowitz e Leydesdorff (1996) os ecossistemas emergem em ambientes que têm relação direta e desempenho da tríade formada por Universidades, Governos e Indústrias. Essas três esferas são capazes de criar laços interativos entre si, desenvolvendo organizações, o que facilita a implementação de ecossistemas de inovação ao atender demandas que exigem a exploração das complementaridades dos três conjuntos de atores. Segundo Su, Zheng e Chen (2017) há alguns fatores chaves para a criação dos ecossistemas além da tríade mencionada. Faz-se necessário analisar quais são esses outros fatores.
A análise dos trabalhos estudados permitiu observar que os fatores de criação, manutenção e desenvolvimento dos ecossistemas de inovação são determinados de forma positiva ou negativa por fatores políticos, sociais, econômicos, tecnológicos, de orquestração que são realizados pela Pedra Angular, administrativa, ambiental e fatores tácitos, isto é, implícitos durante e após o desenvolvimento do ecossistema.
Por meio deste trabalho, ficou claro que as mais diversas políticas públicas desenvolvidas pelos gestores podem contribuir significativamente para o desenvolvimento local por meio de ecossistemas de inovação. Já o Governo é o grande facilitador da criação de ecossistemas, através dos aspectos legais, fiscais e até de financiamento. É unânime na literatura apresentar os benefícios aos cidadãos em relação às mudanças no desenvolvimento social, econômico e ambiental, onde os ecossistemas de inovação florescem.
ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loet. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000. SU, Yu-Shan; ZHENG, Zong-Xi; CHEN, J. A multi-platform collaboration innovation ecosystem: the case of China. Management Decision, v. 56, n. 1, p. 125-142, 2018. VALKOKARI, K. et al. Managing Actors, Resources, and Activities in Innovation Ecosystems–A Design Science Approach. In: Working Conference on Virtual Enterprises. Springer, Cham, 2016. p. 521-530.