Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS NO ESTADO DO PARANÁ COMO CONTRIBUIÇÃO PARA UM PLANO DE GERENCIAMENTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Supermercados

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Solange Maria Debastiani
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel - Pr.
2 - Geysler Rogis Flor Bertolini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - sandra mara stocker lago
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
4 - Claudia Terezinha Kniess
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Reumo

A gestão de resíduos vem ganhando importância no contexto atual, por ser uma fonte que gera matéria-prima alternativa e que contribui para a redução do uso de recursos naturais. No intuito de reduzir o descarte de substâncias na natureza e o consumo de recursos ambientais, as empresas têm se esforçado para reintegrar os resíduos nos processos de produção, a partir da reciclagem, do reuso e da recuperação dos insumos voltados ao desenvolvimento sustentável (SANTOS; TEIXEIRA; KNIESS, 2014).
Problema: como se caracteriza as etapas de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos de uma rede de supermercados em consonância com às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para isto, a pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico da gestão atual de resíduos sólidos de uma rede de supermercados e identificar os pontos de melhorias para caracterizar as etapas de um plano de gerenciamento em consonância com às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Neste estudo foram abordadas as temáticas relacionadas ao estudo, que contemplam sobre Sustentabilidade Empresarial e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas diretrizes. Vale destacar que um dos objetivos fundamentais estabelecidos pela Lei nº 12.305/2010, de acordo com o artigo 9º de referida legislação é o de estabelecer a ordem de prioridade para a gestão dos resíduos e destinação ambientalmente correta dos rejeitos, que deixa de ser voluntária e passa a ser obrigatória (BRASIL, 2010).
É uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva. Este trabalho se caracteriza como qualitativo e se classifica como um estudo de caso. Para o levantamento dos dados, realizou-se uma revisão bibliográfica, para realizar a coleta das fontes de evidências, fez-se um levantamento nos registros do sistema da empresa e, ainda, fez-se uso da observação in loco e entrevistas semiestruturadas, e, empregou-se a análise de conteúdo temática aos dados coletados.
O primeiro ponto de melhoria observado na organização pesquisada foi a inexistência do PGRS para que a empresa esteja em concordância com a Lei nº 12.305/2010. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade da implantação de práticas, no sentido de diminuir a geração de resíduos, como também indicam a imprescindibilidade de aumentar a escala de reciclagem dos materiais descartados em lixo comum.
Em meio à investigação realizada, ficou evidente a necessidade da organização em implantar um modelo de gestão mais eficaz no que tange aos resíduos sólidos e a relação com o meio ambiente. Devido a esse fato, as sugestões realizadas neste estudo, foram no sentido de contribuir para a caracterização de um PGRS que contemple não somente os requisitos legais, mas que também apresente alternativas voltadas à sustentabilidade empresarial.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, 2010. SANTOS, M. R.; TEIXEIRA, C. E.; KNIESS, C. T. Avaliação de desempenho ambiental na valorização de resíduos sólidos de processos industriais. Revista Administração UFSM, Santa Maria, v. 7, edição especial, p. 75-92, nov., 2014.