Resumo

Título do Artigo

O QUE DIRIAM POPPER E ADORNO SOBRE O MÉTODO DA TEORIA FUNDAMENTADA?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria Fundamentada
Racionalismo Crítico
Dialética

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Gabriela Figueiredo Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
2 - Romulo Andrade de Souza Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CAMPUS CENTRAL
3 - Anatalia Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A Teoria Fundamentada (TF) é um método de pesquisa bastante utilizado e criticado pela literatura. Apesar disso, não identificamos estudos que tenham confrontado seus princípios com as lógicas científicas de pensadores clássicos, visando contribuir para sua melhoria. A fim de realizar essa discussão, escolhemos as ideias de Popper e Adorno para comparar com os princípios da TF. A escolha por esses autores se deu pela relevância de suas obras e por apresentarem lógicas científicas contrárias.
Face ao exposto, o presente ensaio teórico pretende responder à pergunta: “o que diriam Popper e Adorno sobre o método da Teoria Fundamentada?”. O objetivo deste ensaio teórico é discutir os princípios do método da TF com base nas lógicas científicas de Karl Popper e Theodor Adorno.
A principal fundamentação teórica para discutir as lógicas de Popper e Adorno foram os documentos escritos por eles para o debate promovido pelo Congresso da Sociedade de Sociologia Alemã, em 1961 (FREITAG, 1993; POPPER, 1978). Para discutir os princípios da Teoria Fundamentada nos baseamos no livro de Glaser e Strauss (2006).
Ensaio teórico
A lógica científica da Teoria Fundamentada (indutiva) não está de acordo com o Racionalismo Crítico de Popper (2008), que defende a lógica hipotético-dedutiva. Em virtude dessa diferença, a maior parte do processo da TF não está de acordo com Popper. A origem do conhecimento na TF está de acordo com o Racionalismo Crítico. Quanto à Adorno, o objetivo da TF demonstra afinidade com os fundamentos da sua Dialética. Outro aspecto em comum é a geração de uma teoria substantiva.
Com base nos resultados, acreditamos que Popper reconheceria apenas o problema de pesquisa da TF como científico. O restante do método seria tratado como “equivocada e errônea abordagem metodológica” (POPPER, 1978, p. 17). Quanto à Adorno, acreditamos que ele apoiaria alguns elementos da TF, como a aplicação do pensamento crítico e a criação de teorias à locais específicos. Para pesquisas futuras, sugerimos: identificar os efeitos da revisão da literatura superficial no início da pesquisa.
FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. GLASER, B. G.; STRAUSS, A. The discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. New Brunswick (U.S.A.): Aldine transaction, 2006. POPPER, K. R. A lógica das ciências sociais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1978. _____________. A lógica da pesquisa científica. ed. 5. São Paulo: Editora Cultrix, 2008.