Resumo

Título do Artigo

O Uso da Triangulação em Teses e Dissertações de Programas de Pós-Graduação em Administração No Brasil: Exemplos Ilustrativos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Triangulação
Metodologia
Qualitativa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Tiago da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul
2 - Alfredo Ribeiro Cárdenas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Gaspar
3 - Graziela Dias Alperstedt
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
4 - Simone Ghisi Feuerschütte
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e SocioEconômicas - Esag

Reumo

O uso da triangulação em estudos qualitativos na área da Administração tem sido visto como um procedimento relacionado ao rigor metodológico e incremento da qualidade de pesquisas. Não obstante, devido às diversas possibilidades de empregá-la, a concepção e prática da triangulação aparentam ainda não estar completamente compreendidas. Estudos têm demonstrado a atenção de pesquisadores da área com a questão da triangulação, oferecendo a possibilidade da análise do uso da triangulação em teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em Administração no país.
Ao longo dos tempos o conceito e a aplicação da triangulação foram sendo ampliados, passando do entendimento de utilização de diferentes métodos de coleta de dados, para uma visão mais abrangente que considera a possibilidade de triangulação de fontes de dados, pesquisadores, teorias – entre outras possibilidades. Desta forma, este estudo teve como objetivo identificar, analisar e exemplificar o uso da triangulação em teses e dissertações da área da Administração no Brasil.
Conforme afirma Flick (2009, p. 361) “a triangulação é utilizada para designar a combinação de diversos métodos, grupos de estudo, ambientes locais e perspectivas teóricas distintas para tratar de um fenômeno”. A maioria dos autores relaciona suas definições do procedimento metodológico às formas como os dados são coletados e analisados, observando a combinação de técnicas ou métodos. Outros autores definem a triangulação associando-a ao objeto ou fenômeno sob investigação. (ZAPELLINI; FEUERSCHÜTTE, 2015)
A partir dos trabalhos encontrados no banco de teses e dissertações da CAPES, a análise dos documentos foi orientada por duas etapas. A primeira identificou o(s) tipo(s) de técnica(s) de coleta de dados ou fonte(s) de evidência utilizado(s); e a segunda etapa se concentrou na escolha intencional de alguns trabalhos de modo a analisar o uso do procedimento de triangulação sob diferentes enfoques metodológicos (triangulação entre métodos, intra-método, de dados, de teorias e de pesquisadores).
Os resultados demonstram ser possível encontrar, no escopo de teses e dissertações brasileiras analisadas, a utilização das diversas tipologias de triangulação. Ademais, constatou-se que, em determinadas pesquisas, o emprego da triangulação não equilibra de maneira igualitária as metodologias utilizadas. Nestes casos parece existir uma metodologia dominante que produz mais efetivamente os achados da pesquisa e outras metodologias (ou fontes de dados) auxiliares – menos contributivos - na construção dos resultados.
De modo geral, o uso das várias possibilidades de triangulação tem sido visto como um procedimento relacionado ao rigor metodológico e incremento da qualidade de pesquisas, incluindo teses e dissertações, que, como este estudo demonstrou, têm aplicado de forma heterogênea suas tipologias. Conclui-se que a triangulação é um procedimento que tem contribuído com o rigor científico, em teses e dissertações, e possibilitado a ampliação do entendimento de diversos temas e fenômenos na área da Administração no país.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. ZAPPELLINI, Marcello Beckert; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. Rio de Janeiro, RAEP - Administração: Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2 (2015), Abril-Junho, P.241-273.