Resumo

Título do Artigo

Um ensaio sobre o uso de design thinking em pesquisa em marketing.
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Palavras Chave

inovação em pesquisa acadêmica
design thinking aplicado
pesquisa em marketing

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Alexandre Borba Salvador
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Anderson Vinicius Romanini
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ECA

Reumo

Parte da produção acadêmica de marketing apresenta pouca descoberta e contribuição e muitos artigos são escritos e poucos são lidos e citados. A discussão entre qualitativistas e quantitativistas leva a proliferação de questões pela pesquisa exploratória e a profunda especificidade do lado quantitativo. A motivação pelo uso de uma técnica não deveria superar a motivação pela descoberta. Este é um ensaio sobre o uso de design thinking em pesquisa exploratória em marketing.
O objetivo deste ensaio é propor o uso de design thinking em pesquisa de marketing, explicando-o, apresentando uma proposta de aplicação, discutindo considerações sobre critérios de cientificidade e por fim discutindo possíveis benefícios de sua adoção.
Design thinking é definido como uma abordagem para lidar com problemas complexos, que faz uso de grupos multifuncionais para a criação de repertório e quebra de modelos mentais, busca soluções criativas abdutivas, partindo de resultados ideais e da investigação de possibilidades, trabalha com pensamento visual como forma de estimulação sinestésica. Empregado por sua capacidade de provocar rupturas, parte da inspiração semiótica de uma terceira via entre a indução e dedução, a adbução.
Ensaio teórico elaborado à partir da investigação de design thinking, semiótica, pesquisa científica em administração e a visão de pesquisa científica de Charles Sanders Peirce.
A abordagem do dt poderia influenciaria a formação de grupos de pesquisa multifuncionais e consequentemente a definição da pergunta de pesquisa e de seus objetivos a partir da visão holística do grupo. A definição da hipótese e do desenho seriam diretamente influenciadas pelo pensamento abdutivo criativo. A interpretação da pesquisa empírica poderia ser considerada um segundo momento de ideação, reforçando a característica iterativa do design thinking.
Como possíveis resultados, O design thinking poderia aumentar o conhecimento acadêmico tanto em profundidade e a abrangência, favorecendo assim a construção de conhecimento relevante com aumento da produção de artigos transversais, redução da quantidade de artigos, mas com sensível aumento da qualidade das pesquisas realizadas e aumento da utilidade das pesquisas com aproximação de diferentes áreas de estudo e aproximação da sociedade.
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