Resumo

Título do Artigo

CONSUMO COLABORATIVO COMO ALTERNATIVA DE CONSUMO: percepção dos anfitriões da plataforma Airbnb na região metropolitana do Cariri cearense
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Palavras Chave

Consumo Colaborativo
Estilo de Vida Colaborativo
Airbnb

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Diorgenes Ferreira Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte (sede)

Reumo

Uma das formas de satisfazer as necessidades e desejos humanos e sociais é o consumo, nas relações de criação, oferta e troca de produtos e serviços. Onde mudanças podem partir dos consumidores, sobretudo por influências externas, vindas por diversos meios como a internet. Caso do Airbnb, plataforma online que conecta pessoas que buscam e oferecem hospedagem. Diante disso, faz-se necessário investigar de como essa alternativa de consumo é percebida na região metropolitana do Cariri cearense.
Em relação ao Airbnb na região metropolitana do Cariri, e sobre os princípios e motivações do consumo colaborativo, parte a seguinte interrogação: Como o consumo colaborativo é percebido nas relações de consumo? Com isso busca-se analisar como o consumo colaborativo é percebido por anfitriões da plataforma Airbnb na região metropolitana do Cariri cearense, identificando suas motivações e verificando se os princípios do consumo colaborativo estão presentes nesses anfitriões.
A fundamentação teórica deste artigo consiste na apresentação do consumo e as suas implicações na sociedade contemporânea. Assim como traz o conceito de consumo colaborativo, suas premissas e fundamentações. Em sequência discute-se o estilo de vida colaborativo descrevendo suas principais bases. Descreve-se a plataforma Airbnb, mostrando suas funcionalidades e seu relacionamento direto com o consumo colaborativo e, por fim, apresenta-se a região metropolitana do Cariri cearense.
O método de pesquisa utilizado no trabalho foi exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa através de entrevista semi estruturada, aplicada aos quatro anfitriões existentes na Região Metropolitana do Cariri. Os dados foram analisados sob a perspectiva do estilo de vida colaborativo e dos quatro princípios do consumo colaborativo, além de descrever as motivações e o entendimento destes sobre o tema e sobre este enquanto alternativa de consumo, utilizando-se da análise de discurso.
Os resultados mostraram que os quatro princípios são contemplados nesses anfitriões. As motivações envolveram redução de custos, renda extra, conhecer pessoas, novas amizades, curiosidade e possibilidade de ajudar. Percebe-se que o tema é de um compartilhamento ainda com caráter comercial, mas com interação social, satisfazendo ambos. A percepção como alternativa de consumo foi que este difere do consumo tradicional por não visar apenas o lucro, mas também a criação de uma rede de valor.
Os resultados deste estudo verificaram que os quatro princípios do consumo colaborativo estão presentes nos relatos dos anfitriões do Airbnb na região metropolitana do Cariri cearense. Assim sendo, conclui-se que o cenário parece favorável ao desenvolvimento de práticas de consumo colaborativo, uma vez que os anfitriões entrevistados estão alinhados aos seus princípios e com motivações que demonstram interesse em participar não apenas por questões financeiras, mas também por benefícios sociais.
BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011. MAURER, A. M. et al. Yes, we also can! O desenvolvimento de iniciativas de consumo colaborativo no Brasil. In: XXXVI Encontro da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, 22 a 26 de setembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2015.