Resumo

Título do Artigo

A Influência da Monitoria na Inovação Pedagógica e Formação Docente
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Monitoria Pedagógica
Formação Docente
Inovação Pedagógica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Caio Giusti Bianchi
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
2 - Rosana Rodrigues Pêgas Godoy
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
3 - Manolita Correia Lima
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

A inovação pedagógica leva a mudanças na prática docente permeando todo o processo educacional. Também envolve um pensamento crítico perante as práticas tradicionais pois há transposição de novos contextos de aprendizagem (FINO, 2008). A inovação metodológica então envolve o compromisso de as instituições educacionais colaborarem para o desenvolvimento da aprendizagem por meio da monitoria, com um envolvimento efetivo no processo de ensino e aprendizagem (LEITE & RAMOS, 2012).
Tendo em vista as características da inovação pedagógica e sua necessidade por conta das mudanças em relação às práticas tradicionais de ensino, o papel da monitoria tem sua relevância maximizada. Portanto, o objetivo do artigo reside em identificar a relevância da monitoria pedagógica para a inovação pedagógica e a formação docente na educação de nível superior.
A literatura perpassa as diferenças entre escolas tradicionais e profissionalizantes da educação (ALVES, 2010; LAUZON, 1999), a necessidade de inovação pedagógica dada a sociedade contemporânea (FINO, 2008; DEMO, 2000), a relação entre a socialidade, funcionalidade e sensibilidade do processo educacional (ILLERIS, 2013; Könings, Brand-Gruwel & van Merriënboer, 2007) e, por fim, o papel da monitoria pedagógica em meio a tal processo (Natário & Santos, 2010; LINS et al., 2009).
O estudo de caso (YIN, 2010) foi baseado em sete entrevistas (ROCHA, DAHER & DE ALBUQUERQUE SANT’ANNA, 2004) com monitores pedagógicos inscritos no Programa Institucional de Monitoria Pedagógica promovido por uma Instituição de Educação Superior localizada na cidade de São Paulo. Após as entrevistas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática nas transcrições, a fim de alcançar temas principais no que tange a experiência de monitoria pedagógica (BARDIN, 2000).
Foram identificados três temas que representam pilares da influência da monitoria pedagógica: 1) a motivação dos monitores pedagógicos em participar do processo; 2) a relevância do suporte institucional; e 3) a relevância do relacionamento interpessoal entre professores titulares, monitores pedagógicos e estudantes.
Os monitores pedagógicos, no âmbito da inovação pedagógica, representam apoio contínuo, motivação pessoal, bagagem conceitual e segurança ao professor na sala de aula. Para tal, o suporte institucional é primordial e materializado nos contatos prévios com o professor titular, capacitações em metodologias ativas, treinamentos de comportamento e relacionamento interpessoal realizados pelo gerente do programa e o apoio da comunidade de práticas ao longo da experiência.
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, p. 21-30, 2001. DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 37-42, 2000. GERSTEIN, J. The flipped classroom model: A full picture. User Generated Education, 2012. ILLERIS, K. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, n. 31, 2004.