Resumo

Título do Artigo

Impacto pós-doutoral percebido na extensão universitária e na pesquisa: Desenvolvimento e validação de um questionário.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Psicometria
Administração Ensino e Pesquisa
Capacitação Docente

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Pedro Marcos Roma de Castro
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração Geral
2 - Geciane Silveira Porto
FEA-RP/USP - Departamento de Administração

Reumo

A literatura especializada no estudo da capacitação docente via estágios pós-doutorais é, conforme o arcabouço exposto em Castro e Porto (2016), especialmente focada na influência do pós-doutorado sobre a produção em periódicos. Não se considera nos estudos a percepção mais qualitativa dos docentes envolvidos no processo.
Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para a investigação subjetiva em amplitude das percepções, com um impacto perceptual mais amplo sobre as questões mais voltadas para os processos de ensino-pesquisa-extensão no sistema de pós-graduação. Este trabalho relata a experiência de construção de um questionário nesse sentido.
Baseada na abordagem teórica/empírica proposta pelo modelo IMPACT, de autoria de Abbad-OC (1999), trata-se de pesquisa de campo desenvolvida com o intuito de identificar indicadores de impacto do estágio pós-doutoral de uma forma mais ampla, dentre esses indicadores, sobressaiu-se as escalas com atividades de extensão universitária e de pesquisa, com a percepção de impacto, os quais, sob a forma de um questionário, foram submetidos a procedimentos de validação semântica, conceitual e empírica.
Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais (PAF) com rotação oblíqua, e produziram dois tipos de estruturas empíricas e nas estruturas surgiu a escala bifatorial de percepção de impacto pós-doutoral nos processos de pesquisa e extensão universitária, ambos fatores com alto índice de confiabilidade.
O questionário de impacto do pós-doutorado na pós-graduação foi inicialmente pensada de forma unificada, com três fatores (teóricos): Ensino - pesquisa - extensão. Os resultados empíricos no entanto demonstraram uma indissociabilidade entre ensino-pesquisa, merecendo um questionário perceptual à parte, e o questionário aqui exposto em que há uma estrutura bifatorial, com a percepção de impacto na extensão e a percepção de impacto na pesquisa, podendo ser utilizadas em conjunto ou separadas.
Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de capacitação docente e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.
Modelo IMPACT de autoria de Abbad-OC, G. (1999). Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento: IMPACT. (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Acerca do Pós-doutorado e Capacitação Docente: Castro, P. M. R. & Porto, G. S. (2016). Copo meio cheio ou copo meio vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. Educação em Revista. 32(1), 159-184. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140410.