Resumo

Título do Artigo

Processo de Formação Docente na Pós-Graduação em Administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Docência
Formação
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Eliza Rezende Pinto Narciso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA
2 - Cléria Donizete da Silva Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A pós-graduação é a fase inicial da formação de professores do ensino superior, mas nem sempre este processo contempla a formação pedagógica para a docência, pois as instituições de ensino superior têm sua lógica voltada à criação do conhecimento como suficiente para promover a qualidade do ensino. As ações de formação pedagógica, pautadas na Profissionalização Docente, têm o potencial de levar os docentes a ampliarem a visão sobre a docência de forma a se considerarem educadores profissionais.
A questão que norteia este trabalho pode ser delineada nos seguintes termos: como se configura a experiência de formação para a docência dos pós-graduandos em administração? Na busca dessa compreensão, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração.
Os programas de pós-graduação não sabem como promover a formação do docente universitário, e o que ocorre é a formação voltada para a formação do pesquisador (FISCHER, 2006) ficando distante da formação pedagógica de docentes e pesquisadores críticos e com capacidade de reflexão e compreensão de processos e da epistemologia do conhecimento em educação (PATRUS; LIMA, 2014). Há um consenso entre os autores sobre a necessidade e valor de reflexões acerca da formação docente para o ensino superior.
O estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório. O método utilizado foi o grupo focal que caracteriza-se pela fala dos participantes a respeito de conceitos, impressões e concepções sobre um tema. Os sujeitos de pesquisa foram 27 estudantes de programas de pós-graduação em administração (Mestrado e Doutorado) reconhecidos pela CAPES, de duas universidades federais. O conteúdo das falas dos participantes foi analisado mediante análise de conteúdo seguindo as orientações de Bardin (2009).
O Processo de formação na pós-graduação relatado, é composto por ações oferecidas pelos programas e também por estratégias adotadas pelos pós-graduandos. Em relação ao Ambiente da pós-graduação e processo de socialização entre docentes e pós-graduandos, pode-se afirmar o pós-graduando é influenciado pelo funcionamento da estrutura que ele vivencia na universidade, permeada por relações de poder e autonomia cerceada, o que coloca em risco a reflexão sobre o processo vivido e a carreira docente.
Conclui-se que, o processo de formação dos programas de pós-graduação em administração estudados não privilegiam a formação pedagógica e influenciam o processo de socialização dos estudantes e sua concepção de docência. Além disso, não há a conscientização dos futuros docentes acerca de sua visão como educadores profissionais. O estudo é fonte de informações sobre o processo de formação para a docência sob a ótica dos pós-graduandos, o que representa uma via no sentido de refletir sobre o tema.
FISCHER, T.Uma luz sobre as práticas docentes na pós-graduação:a pesquisa sobre ensino e aprendizagem em administração.Revista de administração Contemporânea, Curitiba,v.10,n.4,p.193-197,out/dez 2006 PATRUS, R.; LIMA, M.C.A Formação de professores e pesquisadores em administração: contradições e alternativas.Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte,v.14,p.4-29,2014 PERRENOUD, P. et al. (Org.).Formando professores profissionais.Quais estratégias?Quais competências?2.ed. Porto Alegre: Artmed,2001