1 - NELSON SANTOS MACHADO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de Chapecó
2 - Darlan José Roman UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus Chapecó
3 - Fabiana Ficagna UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapeco
4 - Renata Ziger UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de Chapecó
Reumo
Embora o planejamento estratégico seja uma ferramenta adotada com frequência em grandes empresas, o mesmo não ocorre entre as de micro, pequeno e médio portes. Machado (2012) desenvolveu e aplicou em cinco estudos de caso uma metodologia de Planejamento Estratégico, de caráter participativo, com base nos recursos da pesquisa-ação, adaptada às empresas de pequeno e médio portes. Nesta pesquisa, esta metodologia foi aplicada em sete startups da pré-incubadora do NIT da Unoesc Campus de Chapecó.
Problema de pesquisa: a metodologia de planejamento estratégico para pequenas e médias empresas desenvolvida por Machado (2012) tem abrangência e adequação para embasar a elaboração do planejamento estratégico dos sete empreendimentos integrantes do NIT da Unoesc Campus de Chapecó? Objetivo geral: aplicar Metodologia de Planejamento Estratégico em sete empreendimentos integrantes da Pré-incubadora do NIT da Unoesc Campus de Chapecó.
O embasamento teórico inicia conceituando estratégia a partir de diversos autores. Na sequência adentra-se no conceito e processo de Planejamento Estratégico, incorpora-se a etapa de construção do concorrente imaginário (FAHEY, 2003) e o caráter participativo (SOUTO-MAIOR, 2912), para chegar à metodologia proposta por Machado (2012). Em seguida destaca-se a importância das incubadoras como aporte ao desenvolvimento de startups, considerando o foco da presente pesquisa.
Adotou-se a abordagem qualitativa, com o delineamento de estudos multicascos, para aplicação empírica da metodologia de planejamento estratégico concebida para empresas de pequeno e médio porte, nos seguintes empreendimentos pré-incubados: Bionova, DivCad, Gardênia, NeoSaga, Olivenbaum, StarAPP e Tecno Service. Com base nos pressupostos da pesquisa-ação, a coleta e análise de dados foram simultâneas, organizadas na forma de workshops, cada um buscando cumprir uma das etapas do P.E.
Ratificou-se achados de Machado (2012): caráter participativo; integração dos envolvidos; aprendizagem; construção do concorrente imaginário. Outros achados: adoção da metodologia de forma coletiva e simultânea nas sete startups; criação de rede colaborativa entre as startups; alinhamento da elaboração do Planejamento estratégico com atividades de assessoria e consultoria. Na avaliação dos dirigentes participantes, validou-se a adequação da metodologia e dos seus resultados.
Ao final as sete startups construíram seus planos estratégicos. Integrado ao processo de P.E, realizou-se assessorias e consultorias de forma coletiva ou individual. As melhorias indicadas à aplicação futura desta metodologia de P.E. concentram-se no processo, pois a sequência das etapas se mostrou adequada. Pode-se afirmar que a metodologia é válida e adequada e pode, inclusive, subsidiar a elaboração de plano de negócios ou projetos de viabilidade para a captação de receitas de origem pública.
BOX, T. M.; MILLER, W. D. Small-firm competitive strategy. Academy of Strategic Management Journal, v. 10, n. 2, p. 55-59, 2011.
MACHADO, N.S. Concepção, aplicação e aprimoramento de uma metodologia de P.E. para a pequena e média empresa, com base na construção de concorrente imaginário. Revista Iberoamericana de Estratégia. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 92-119, jan./abr. 2012.
SOUTO-MAIOR, J. Planeação Estratégica e Comunicativa. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012.