Resumo

Título do Artigo

Revisitando o Framework da Estratégia
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia deliberada
Estratégia emergente
Desempenho plural

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Elnivan Moreira de Souza
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Rebeca Maria Bruno Montenegro
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A associação entre Estratégia e Desempenho Financeiro é comumente utilizada nas pesquisas científicas. Em relação à Estratégia, a dicotomia entre Deliberadas e Emergentes, embora já discutidas em diversos trabalhos, não dispõe de consenso na literatura. Sobre o Desempenho, a prática predominante na academia investiga apenas a perspectiva financeira e não considera aspectos plurais do desempenho.
Como incorporar ao modelo do Peng et al. (2009) e Oliveira & Forte (2014) as estratégias deliberada e emergente e a perspectiva de desempenho plural? Tem-se como objetivo apresentar reflexões acerca da dicotomia entre estratégia Deliberada e Emergente, apresentando dialogia teórica e empírica relativa ao Desempenho Plural (Porter & Kramer, 2006, 2011), propondo, em seguida, uma contribuição ao framework teórico do tripé e do pentágono da estratégia.
Nas duas primeiras seções são abordados os conceitos de Estratégias Deliberada e Emergente sob a perspectiva de autores tradicionais e de pesquisas direcionadas ao assunto . Na terceira seção, Estratégias Deliberada ou Emergente e o Desempenho Plural, são apresentados modelos teóricos que propuseram interseccionar os planos deliberados, emergentes e o desempenho plural. Na quarta seção, denominada Estratégia “Delibergente” ou “Emergerada” propomos o uso combinado e consciente das duas tipologias
Não se aplica.
A conjugação da discussão teórica empreendida neste artigo fez emergir um framework para suportar pesquisas empíricas. Entende-se que as estratégias são pensadas e formuladas, de forma geral, apesar das várias propostas existentes, com base no Pentágono da Estratégia (Oliveira & Forte, 2014) e no desempenho não financeiro (Porter & Kramer, 2011) e que ao invés de se antagonizarem, a partir da perspectiva unívoca de seus principais idealizadores, podem ser complementares, assim como os processos
Esse artigo, além do mais, pretendeu buscar, de maneira crítica, uma ressignificação do uso e do conceito de estratégias deliberadas e emergentes. Sugeriu-se a incorporação da VBInt, da VBInd, da VBR, da VBG e da VBC, a partir de seus conceitos prevalecentes, como prováveis antecedentes dos processos deliberados e emergentes, tendo como outputs o desempenho organizacional, em termos financeiros e plurais, englobando assim organizações com e sem fins lucrativos.
Oliveira, O. V.,& Forte, S. H. A. C. (2014). Business Strategy Pentagon: five visions framework for the strategy of stock Exchange listed companies. Business and Mangament Review,(4) 3, 205-215. Peng, M. W., Sun, S. L.,Pinklam, B.&Chen, H. (2009). The Institution-BasedView as a ThirdLeg for a Strategy Tripod.Academyof Management Perspective, 23 (3), 63-81. Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). The big idea: creating shared value. Harvard Business Review, v, 84, n. 12, p. 78-92.