Resumo

Título do Artigo

Revisão sistemática da literatura sobre prospecção de tecnologias futuras: características, desafios e tendências
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Prospecção
Tecnologias futuras
Revisão sistemática da literatura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Donizeti Leandro de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras/MG
2 - Andre Luiz Zambalde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação

Reumo

Decisões estratégicas sobre tecnologias emergentes e suas implicações na sociedade se mostram vitais para governos, empresas e demais instituições envolvidas nos sistemas de inovação (PORTER et al., 2004). Neste contexto, diversos métodos de prospecção têm contribuído para que gestores, pesquisadores e decisores políticos explorem, criem ou avaliem tecnologias futuras para apoiar processos decisórios, especialmente nas atividades de CT&I, considerando os fatores externos e internos.
Apesar do crescente interesse pela análise de tecnologias futuras, percebe-se que os estudos têm sido desenvolvidos de forma isolada (COELHO, 2003). Assim, o objetivo do artigo é sistematizar os estudos relacionados à prospecção de tecnologias futuras por meio de análises bibliométricas e semânticas, com o propósito de identificar as principais características dos estudos e apontar os desafios e as tendências de pesquisas para o avanço da temática no âmbito acadêmico e empresarial.
Na literatura sobre prospecção é possível identificar muitas formas de análise, incluindo “technology forecasting”, “technology foresight”, “technology intelligence”, dentre outras. Isso tem gerado confusão e fragmentação dos estudos (COELHO, 2003; PORTER et al., 2004; SARDAR, 2010). Surge, assim, a necessidade de uma revisão sistemática da literatura para identificar as características e apontar desafios e tendências para o avanço dos estudos, especialmente no campo da estratégia e da inovação.
Os artigos foram selecionados na base Web of Science por meio dos termos “Technology Forecast”, “Technology Foresight”, “Technology Future”, “Technology Roadmap” e “Technology Intelligence”. Os 179 artigos identificados foram analisados por meio da bibliomentria (publicações e citações; principais pesquisadores, países e instituições; principais periódicos e áreas de pesquisa) e de análises semânticas (tipos de pesquisa; níveis de análise; principais aplicações empíricas e métodos utilizados).
Os resultados indicam um crescente interesse pelos métodos de prospecção relacionados à análise de tecnologias futuras, no qual tem se presenciado um número crescente de pesquisadores, instituições e publicações em diversas áreas de pesquisa. No entanto, os estudos se mostram fragmentados, com predomínio de estudos qualitativos e pequenos grupos de pesquisadores e instituições, o que representa uma limitação pela falta de consolidação e amadurecimento das pesquisas.
As principais tendências dos estudos se referem à combinação de métodos de prospecção e a maior utilização dos mesmos para a gestão de tecnologias e atividades de P&D. Já os principais desafios se referem à consolidação dos estudos e metodologias sobre prospecção; desenvolvimento de pesquisas em áreas emergentes e a aplicação de métodos prospectivos em universidades, o que poderia contribuir para o direcionamento de pesquisas científicas e otimização de recursos aplicados em atividades de CT&I.
COELHO, G. M. Prospecção tecnológica: metodologias e experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Projeto CT-Petro Tendências Tecnológicas, 2003. PORTER, A. L. et al. Technology futures analysis: Toward integration of the field and new methods. Technological Forecasting and Social Change, v. 71, n. 3, p. 287-303, 2004. SARDAR, Z. The Namesake: Futures; futures studies; futurology; futuristic; foresight - What's in a name? Futures, v. 42, n. 3, p. 177-184, 2010.