Resumo

Título do Artigo

Suporte Social no Trabalho: Uma Investigação com Policiais Militares do Estado do Rio Grande do Sul
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Suporte Social no Trabalho
Policial Militar
Ambiente de Trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Michel Everton Ramos Gomes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - SL
2 - ANDRESSA HENNIG SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Martiele Gonçalves Moreira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS

Reumo

No convívio das relações interpessoais, independente do cenário e atores, o indivíduo, ao mesmo tempo em que oferece, também recebe carinho, respeito, cuidado ações tão importantes para a harmonia em sociedade. Cobb (1976) afirma que o suporte social diz respeito a percepção que o indivíduo tem de que é cuidado, amado, valorizado e tido como parte integrante de uma rede de afetividade recíproca, agindo como um instrumento de amenização de crises e situações de estresse.
Buscou-se neste estudo, responder a seguinte questão de pesquisa: Qual percepção do suporte social dos policias militares que atuam nos municípios da Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul? E como objetivo chegar, se quer identificar como os policiais militares que atuam nos municípios da Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul percebem o suporte social no trabalho oferecido pela organização.
O suporte social no trabalho, é um conceito multidimensional. Gomide Jr. et al.(2004) evidenciam que há diferentes tipologias na literatura, entretanto os mais estudados são: emocional, instrumental e o informacional. O policial militar exerce umas das profissões mais perigosas e estressantes do mundo. Segundo Brown e Campbell (1994) o ambiente de trabalho do agente da polícia é retratado pela rigidez, mudanças abruptas de turnos de trabalho, raras oportunidades de ascensão profissional.
Este estudo apresenta abordagem, quantitativa, caráter descritivo e método survey. Para fins de amostragem, valeu-se do método estratificado, assim a amostra constitui-se de 98 policiais militares que integram os municípios da Fronteira Oeste do Estado do RS. O questionário contempla questões do perfil e a escala de percepção de Suporte Social no Trabalho (EPSST), Gomide Jr. et al. (2004). Posteriormente, usou-se o software SPSS v. 20.0, e os testes: estatística descritiva e Alfa de Cronbach.
Os principais resultados apontam que o suporte social no trabalho, ofertado pela organização aos policias militares, de modo geral é deficitário em suas três dimensões. Visto que apresenta média de 1,7942 para o suporte instrumental; 1,8707 no que tange o suporte informacional e 2,0323 em relação ao suporte emocional. Assim, verifica-se que os três fatores apresentaram índices médios baixos, evidenciando dessa maneira certa insatisfação por parte dos respondentes.
Ao findar este estudo, se percebe que os policiais da Fronteira Oeste do RS se sentem abandonados pela organização. Um direito básico do trabalhador, recebimento do salário em dia, está sendo privado tendo em vista o cenário econômico que afeta o governo do estado, o que se evidenciado, nos baixos índices de suporte instrumental. Há falta de informação falta de afeto e confiança nos colegas de profissão. Impactando negativamente no cotidiano laboral desses indivíduos.
BERTHELSEN, H.; HJALMERS, K.; SODERFELDT, B. Perceived Social support in relation to work among Danish general dental practitioners in private practices. Eur J Sci, v. 16, p. 157-163, 2008. HOUSE, J. S.; UMBERSON, D.; LANDIS, K. R. Structures and Processes of Social Support. Annual Review of Sociology, v. 14, p. 293-318, 2012.