Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO A SEREM ADOTADAS DIANTE DE CENÁRIOS PROSPECTADOS PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO CEARÁ
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Palavras Chave

Cenários Prospectivos
Criação de Valor Compartilhado
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Mirele Cavalcante da Silva
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

A indústria da construção civil é um setor que exerce grande influência no crescimento e no desenvolvimento de um país, gerando impacto econômico, social, cultural e ambiental. Conforme tal relevância, a prospecção de cenários e a criação de valor compartilhado podem ser fundamentais para a articulação da estratégia aos objetivos que se pretende alcançar em um futuro desejado, pois uma forma de obter vantagem competitiva pode ser por meio da criação de valor da empresa com a sociedade.
O presente trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as estratégias de criação de valor compartilhado a serem adotadas diante de cenários prospectados para a indústria da construção civil no período de 2016 – 2025? Com o propósito de se responder à questão da pesquisa, definiu-se como objetivo geral: identificar as estratégias de criação de valor compartilhado a serem adotadas diante de cenários prospectados para a indústria da construção civil no período de 2016 – 2025.
Cenários prospectivos é uma ferramenta do planejamento estratégico que surgiu com a perspectiva de subsidiar decisões dos gestores com cenários futuros, além de dar um melhor direcionamento para as ações estratégicas. A criação de valor compartilhado busca criar valor econômico com a sociedade por meio do reconhecimento de produtos e mercados, redefinição da produtividade na cadeia de valor, e desenvolvimento de clusters, com o intuito de gerar resultados de negócios e resultados sociais.
Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, quali-quantitativa. Foram levantadas variáveis na literatura e realizadas entrevistas exploratórias com cinco especialistas para identificar variáveis para a composição dos cenários e conhecer sobre o setor no Ceará. Coletaram-se dados de 22 empresas para dar pesos às 41 variáveis pelos critérios de pertinência, favorabilidade e probabilidade para a prospecção dos cenários conforme modelos de Marcial e Grumbach (2006), Blanning e Reinig (2008).
Identificaram-se 23 variáveis para a prospecção dos cenários. Foram obtidos três cenários (otimista, pessimista e realista). As variáveis direcionaram-se em maior número para o cenário otimista e realista. Foram elaboradas 17 estratégias com base nos três cenários prospectados. As estratégias são de cunho socialmente responsáveis, sustentáveis e empresariais. Baseado na probabilidade e favorabilidade das variáveis, os gestores já percebem a importância e os benefícios da construção sustentável.
Considerando o período 2016 a 2025, possivelmente a busca pela construção sustentável no Estado do Ceará conduzirá níveis de equilíbrio econômico, tecnológico, ambiental e social. Para tanto, é necessária a criação de um cluster, assim como uma política industrial ativa com enfoque na inovação e incorporação tecnológica na produção na inserção da criação de valor da empresa com a sociedade para a maximização dos resultados de negócios e resultados sociais.
BLANNING, R. W.; REINIG, B. A. Building scenarios for Hong Kong using EMS. Long Rang Planning, v. 31, n.6, p. 900-910, 1998. GODET, M. Future memories. Technological Forecasting & Social Change. v.77, n.9, p. 1457–1463, 2010. MARCIAL, E. C.; GRUMBACH, R. J. S. Cenários Prospectivos: como construir um futuro melhor. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. The big idea: creating shared value. Harvard Business Review, v, 84, n. 12, p. 78-92, 2011.