Resumo

Título do Artigo

Formulação estratégica no setor farmacêutico: um estudo em rede de franquias
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Palavras Chave

Formulação estratégica
Setor farmacêutico
Rede de franquias

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marcel Lima Ribeiro Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - Guilherme Smaniotto Tres
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Diego Philipe de Oliveira Godeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
4 - Evadio Pereira Filho
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Campus Patos
5 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

A formulação estratégica é um dos processos relevantes que gestores executam para que as firmas obtenham vantagens competitivas. De Wit e Meyer propuseram um construto para avaliar a formulação estratégica na perspectiva do indivíduo através das dimensões: pensamento, formulação e mudança. Este pode ser usado em negócios cuja complexidade da formulação estratégica fica mais evidente, e em quais decisões estratégicas não são projetadas por um grupo dentro da mesma empresa. É o caso do franchsing.
A literatura sobre a concepção das estratégias em empresas que usam o franchising carece de estudos mais aprofundados, inclusive na área da saúde. É necessário compreender o que se passa na mente dos estrategistas. O artigo avalia e discute como se manifesta o processo de formulação da estratégia na mente dos gestores de uma rede de franquias. Para fins deste estudo, foram selecionadas as farmácias de manipulação que compõem uma das maiores redes brasileiras de franquias do setor farmacêutico.
A competição intensa é realidade no setor farmacêutico, sendo o franchising uma opção de aliança empresarial capaz de promover vantagem competitiva. As estratégias desse modelo de negócio são concebidas na mente dos gestores, considerando as dimensões propostas por De Wit e Meyer: pensamento, formação e mudança. Cada uma destas é tratada por meio de um continuum com os seus paradoxos: pensamento lógico x racional, formulação deliberada x emergente, mudança revolucionária x evolucionária.
A rede de franquias selecionada para este estudo contava com 65 gestores nas unidades do franqueador e de seus franqueados. Desse total, 61 retornaram os questionários que contemplavam aspectos sociodemográficos e questões sobre formulação estratégica na perspectiva do indivíduo com base no construto de De Wit e Meyer. Análise descritiva, teste de Spearman, alfa de Cronbach, teste de t Student e análise de Clusters foram empregados para auxiliar a apresentação e discussão dos dados.
A análise de Clusters revelou dois conglomerados. A heterogeneidade entre os clusters foi marcante no gênero, idade e força com que os traços de pensamento lógico e formulação deliberada permeiam cada grupo. O cluster 1 concentra proprietários da franqueadora, e, o outro, de proprietários de franquias. O teste de Spearman mostrou que não houve tanta divergência no modo como os paradoxos do processo de formulação estratégica se manifestaram na mente dos decisores pertencentes a grupos distintos.
Os gestores pesquisados formulam suas estratégias predominantemente de forma lógica e deliberada, características que são condizentes com o sistema de franquias. Em geral, há uma sintonia moderada entre o perfil de formulação dos gestores da franqueadora e das franquias. Conjectura-se que um maior alinhamento dos perfis de formulação estratégica seria ainda mais adequado à rede, favorecendo o relacionamento entre franqueador e franqueados por reduzir a ocorrências de conflitos.
DE WIT, B.; MEYER, R. Strategy: process, content, context. an international perspective. Minneapolis/St. Paul: West Publishing Company, 2004. LUCIAN, R. et al. O que há na mente de um estrategista? O uso da modelagem de equações estruturais na compreensão do processo estratégico. Brazilian Business Review, v. 5, n. 2, p. 89-107, 2008. WU, C. Antecedents of franchise strategy and performance. Journal of Business Research, v. 68, p. 1581-1588, 2015.