Resumo

Título do Artigo

Julgamento e Tomada de Decisão (JDM) dos Profissionais da Contabilidade na Mensuração do Ativo Imobilizado
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ativo Imobilizado
Julgamento e Tomada de Decisão (JDM)
Adoção IFRS

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Angela Maria Haberkamp
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES) - Lajeado

Reumo

Dentre as pesquisas relacionadas às alterações introduzidas pela IFRS no Brasil, a mensuração dos ativos é objeto de estudo frequente. Provavelmente porque estes itens costumam ser de significativa representatividade em relação ao valor total da empresa. Em função de adequações dos ativos, as empresas podem apresentar impactos expressivos em seu resultado, como a Vale do Rio Doce, que registrou perdas de R$ 33,1 bilhões em 2015, em função do ajuste do valor dos ativos (ALERIGI JR, 2016).
Serão utilizadas a Teoria Institucional e a da Racionalidade Limitada de forma conjunta. Isto porque, características da organização também influenciam as decisões, mas a maior parte da literatura apresenta apenas uma ou outra abordagem (ZORN, FLANAGIN, SHOHAM, 2010). Assim, a identificação das variáveis que influenciam o JDM, considerando o contexto do ambiente (Teoria Institucional) e do indivíduo (Racionalidade Limitada), tornarão o estudo mais completo.
P1: Os profissionais da contabilidade estão mais propensos a utilizarem a IFRS de forma parcial. P2: O JDM do profissional da contabilidade em relação à escolha da forma de mensuração do imobilizado é influenciado por pressões isomórficas coercitivas, miméticas e normativas. P3: A racionalidade limitada está mais presente do que as pressões isomórficas institucionais. P4: A pressão coercitiva está mais presente do que a normativa e mimética.
Pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade, análise da legislação, das Notas Explicativas anexas as Demonstrações Contábeis das empresas pesquisadas. População: contadores de empresas que publicam as demonstrações contábeis (indústrias, prestadoras de serviços e entidades sem fins lucrativos). As entrevistas serão gravadas, transcritas e codificadas com base nas teorias, em software específico.
Se espera identificar que a IFRS não é plenamente atendida, em função da cultura contábil e da forte influência das regras tributárias. Espera-se que estejam presentes todos os tipos de pressões isomórficas no JDM dos contadores pesquisados, principalmente a coercitiva (legislação). Espera-se ainda que as variáveis relacionadas à racionalidade limitada sejam as mais presentes.
As análises e conclusões iniciais confirmam os resultados esperados, principalmente em relação a presença da pressão coercitiva, advinda da legislação.
DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutioinal isomorphism and collective rationality in organizational field. American Sociological Review, Washington ,v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983. SIMON, Herbert A. A behavioral model of rational choice. Quarterly Journal of Economics, New York, v. 69, p. 99-118, 1955.