Resumo

Título do Artigo

Microfundamentos da Estratégia: Aspectos da Liderança Médica no Desenvolvimento Organizacional em instituições de Saúde no Brasil.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Microfundamentos da Estratégia
Aspectos da Liderança
Desenvolvimento Organizacional

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Eder de Carvalho Januario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - butanta

Reumo

será analisada a capacidade de líderes em motivar a sua equipe para que estas realizem ações de reconfiguração dos processos internos adotados no setor de saúde no Brasil. A proposta tem como base as abordagens teóricas da estratégia fundamentada na Teoria das Capacidades Dinâmicas Gerenciais. Quais são os fatores determinantes para que uma equipe se motive a contribuir para o objetivo das organizações em mudanças estratégicas (reconfiguração)?
A necessidade de adoção de novas tecnologias e processos em setores dinâmicos implica a necessidade reconfiguração constante das estratégias e engajamento permanente das equipes multiprofissionais. Projeto de pesquisa busca discutir e avançar na compreensão dos microfundamentos das estratégias, analisando os fatores motivacionais dos membros de uma organização que garantem e mantém competitiva.Serão investigados os níveis de liderança no hospital e realizar uma survey com os membros das equipes
P1 Quando a reorganização implicar em mudanças que requerem atividades codificadas e a participação de cada indivíduo no resultado final é facilmente mensurável maior serão os efeitos das motivações que alterem goal-framing de ganhos e hedônico. P2 Quando a reorganização implicar em mudanças que requerem atividades tácitas e cooperativas e a participação de cada individuo no resultado final é impossível de ser mensurável maior serão os efeitos das motivações que alterem goal-framing normativo
pretende-se detectar os níveis de liderança no hospital e realizar uma survey com os membros das equipes de até cinco líderes de mesmo nível hierárquico, com um total de 50 entrevistas. As entrevistas visam entender o impacto do goal framing theory na motivação dos membros dessas equipes. Ou seja, as entrevistas devem iluminar as duas hipóteses apresentadas anteriormente.e utilizar nesta pesquisa o método dos estudos de caso. Os estudos clínicos são essenciais para o desenvolvimento de teorias.
Apresentar análises e conclusões iniciais membros da equipe devem atuar cooperativamente como parte de um projeto, compartilhando o seu conhecimento cognitivo nas demais tarefas que executam, contribuindo para ganhos e resultados inovadores os ganhos monetários podem levar a criação de caronas e desincentivos para os demais membros da organização.
realizar uma breve análise do setor de saúde no Brasil a partir da Teoria de Organização Industrial e VBHCD, ii) discutir as teorias de estratégias com foco na teoria de capacidades dinâmicas e goal-framing theory, iii) realizar estudo de caso do hospital escolhido, iv) realizar uma discussão das hipóteses tendo como suporte a análise com os membros de cinco equipes escolhidas. O projeto encontra-se no primeiro ano ( 1 semestre).
BARNEY, J. B.; ARIKAN, A. M. The resource-based view: origins and implication. In: HITT, Michael A. et al. The Blackwell Handbook of Strategic Management. Oxford: Blackwell, 2001. HELFAT, C.E, PETERAF M.A. Managerial Cognitive Capabilities and the Microfoundations of Dynamic Capabilities. Strategic Management Journal., v. 45, n. 1 p.831–850., 2014 FOSS, N. Why micro-foundations for Resource-Based Theory are needed and what they may look like. Journal of Management, vol.37, n.5 September, 2011.