Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: ANÁLISE SISTÊMICA, DAS FERRAMENTAS E DOS INDICADORES DA LITERATURA NACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ProKnow-C
Avaliação de Desempenho
Desenvolvimento de Produtos

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - Viviane Piovesani
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus de Pato Branco
2 - Sandro César Bortoluzzi
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
3 - Sergio E. Gouvea da Costa
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Pato Branco
4 - Edson Pinheiro de Lima
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Pato Branco

Reumo

A presente pesquisa se propõe identificar as principais características das pesquisas científicas nacionais sobre avaliação de desempenho na estratégia de operações em desenvolvimento de produtos, por meio de análise sistêmica, das ferramentas e dos indicadores propostos na literatura.
Problema de pesquisa: Quais as características das pesquisas sobre avaliação de desempenho na avaliação da estratégia de operações no desenvolvimento de produtos? Objetivo geral deste estudo é identificar as principais características das pesquisas científicas nacionais sobre avaliação de desempenho da estratégia de operações em desenvolvimento de produtos.
Com intuito de melhorar o processo de desenvolvimento de produtos, bem como os projetos de pesquisa e desenvolvimento, novas metodologias e ferramentas são aplicadas, para melhoria do desempenho no desenvolvimento de produtos (COSTA; TOLEDO, 2013). Neste sentido está inserida a estratégia, que consiste em exercer uma atividade de maneira diferente dos concorrentes, criando uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de atividades (PORTER, 1996).
A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva. O método de pesquisa é quantitativo na análise dos indicadores e qualitativo na análise sistêmica e das ferramentas ou modelos. A fonte de dados secundaria, pois analisa artigos sobre o tema de pesquisa, publicados em periódicos nacionais, no período de 2006 a 2015.
Foi possível selecionar um portfólio bibliográfico de 25 artigos. Na análise sistêmica identificou-se que a maioria das pesquisas utiliza critérios propostos pela literatura para a construção de seus modelos. Na análise dos modelos foi possível identificar que não existe um modelo consolidado para avaliação. E na análise dos indicadores propostos pela literatura foi possível identificar 296 indicadores, sendo que 166 indicadores realizam a mensuração por meio de escala Likert.
Concluiu-se que as pesquisas sobre avaliação de desempenho organizacional na estratégia de operações com foco em desenvolvimento de produtos, em produções nacionais são incipientes, podendo ser objeto de futuros pesquisas sobre o tema, e por fim, que a presente pesquisa cumpre o objetivo proposto, agregando conhecimento científico para o tema em estudo.
COSTA, M. A. B.; TOLEDO, J. C. de. Análise das práticas de gestão PDP em empresas de um pólo industrial de revestimento cerâmico. Produção, v. 23, n. 4, p. 671-682, out/dez, 2013. HAYES, R.; UPTON, D. Operations-based strategy. California Management Review, v. 40, n. 4, p. 8-25, 1998. MARAFON, A. D.; ENSSLIN, L.; LACERDA, R. T.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de desempenho na gestão de P&D – revisão sistêmica literária. P&D em Engenharia da Produção, Itajubá, v. 10, n. 2, p. 171-194, 2012.