Resumo

Título do Artigo

SENSIBILIZAÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO AO USO DO SELO SOCIAL SOLIDÁRIO EM PRODUTOS
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Palavras Chave

Marketing Social
Selo da Economia Solidária
Empreendedorismo Social

Área

Marketing e Gestão

Tema

Marketing, Sociedade e Outros Temas

Autores

Nome
1 - Viviane Celina Carmona
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Francisco Matarazzo
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Henrique Mello Rodrigues de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

A economia solidária é baseada em princípios de igualdade, geração de renda e mudança social. O selo social solidário é uma forma de certificar que um produto foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da economia solidária. A economia solidária envolve princípios de igualdade entre as pessoas e busca alternativas que estão diretamente relacionadas ao empreendedorismo social. Ela se dá a partir das turbulências sociais e econômicas, e em momentos de crise financeira.
O objetivo deste artigo que consiste em verificar a sensibilização do consumidor quanto ao uso do selo social solidário em produtos produzidos por empreendimentos sociais solidários, verificando a influência do selo na compra ou não de um produto, observando se o consumidor pagaria um preço maior nesses produtos, criando uma perspectiva de como os possíveis consumidores veem esses empreendimentos sociais solidários e seus produtos.
O referencial teórico utilizado nesta pesquisa, composto por empreendedorismo social, marketing social, economia solidária e produção sustentável, o selo social e os padrões de certificação de comércio solidário.
Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória. A metodologia utilizada foi um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas, com respostas espontâneas e estimuladas, analisadas qualitativamente. O questionário envolve questões diretamente ligadas à receptividade do selo social, assim como contempla aspectos importantes da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Problemas sociais e ambientais são utilizados como mediadores no questionário.
Os resultados mostraram a importância de desenvolver o marketing social, para que as pessoas conheçam certificações, padrões, selos e princípios como os da economia solidária e do comércio justo solidário. Sobre a preferência de consumir um produto com selo solidário, a maioria declarou jamais ter se deparado com produtos com essa certificação. O Marketing social pode contribuir para a credibilidade de selos e certificações de sustentabilidade e impacto social, fortalecendo marcas.
A pesquisa deixa claro que embora sensibilizado pela causa social, o consumidor não deixa de lado a preocupação com o preço a ser investido em um produto, e mostra que não abre mão da qualidade, associando os produtos oriundos de empreendimentos sociais solidários como desqualificados, o que é muito ruim para a economia solidária e para esses empreendedores. Os dados da pesquisa deixam claro que um selo social solidário com critérios bem definidos, e uma boa divulgação, pode beneficiar os ESS.
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