Resumo

Título do Artigo

DESVELANDO O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DINÂMICAS E OPERACIONAIS AO LONGO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM PRODUTOS E SERVIÇOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidades Dinâmicas e Operacionais
Base de Recursos
Ambiente

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Tânia Letícia dos Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Devido ao potencial para influenciar o desempenho da firma (ZAHRA; SAPIENZA; DAVIDSSON, 2006), a visão de capacidades dinâmicas evoluiu para uma das abordagens mais influentes do nosso tempo, se tornando um tópico chave na pesquisa de gestão nos últimos anos (SCHILKE, 2014; MEIRELLES; CAMARGO, 2014).
Entretanto, a escassez de trabalhos empíricos e o pouco esforço para consolidar os achados em um quadro unificador (CEPEDA; VERA, 2007), ressalta a necessidade de conceitos consensuais que permitam avanços na compreensão teórica e a comparação de estudos empíricos (VOGEL; GUTTEL, 2013). Diante do exposto, a questão de pesquisa que se coloca neste estudo é: como as capacidades dinâmicas (CD) e operacionais (CO) se desenvolvem ao longo do processo de inovação em produtos e serviços?
Proposições: - CD são a capacidade de recorrentemente detector oportunidades e ameaças, formular e implementar um curso de ação por meio da reconfiguração da base de recursos. - CO são a capacidade da firma de recorrentemente operar o curso de ação implementado. - O exame do processo de inovação em produtos e serviços permite explicar como CD e CO se desenvolvem ao longo do tempo. - CD e CO são estimuladas e z influenciam o ambiente. - CD e CO são moldadas e manipulam a base de recursos.
Propõe-se a adoção da abordagem de processo, que proporciona um complemento quase perfeito para a pesquisa sobre CD provenientes do lado de conteúdo, pois provê uma forma de investigar dentro dos mecanismos que suportam e guiam as capacidades dinâmicas em ação (HELFAT et al., 2007). Dados longitudinais serão obtidos por meio da observação de eventos entrevistas, questionários e documentos de seis projetos de desenvolvimento de produtos ou serviços, executados por três organizações.
Como resultado deste estudo, por meio da descrição das mudanças e identificação de padrões na sequência temporal de eventos das capacidades dinâmicas e operacionais e nas propriedades da base de recursos e do ambiente, espera-se explicar como as capacidades dinâmicas e operacionais se desenvolvem ao longo do processo de inovação em produtos e serviços.
A desenvolver.
EISENHARDT, K.M.; MARTIN, J.A. Dynamic Capabilities: What Are They? Strategic Mngmt Journal, Vol.21:1105-1121, 2000. MEIRELLES, D.S.; CAMARGO, A. B. Capacidades dinâmicas: o que são e como identificá-las? RAC, v.18, n.Ed. Esp., p.41-64, 2014. TEECE, D.J.; PISANO G.; SHUEN A. Dynamic Capabilities and Strategic Management. Strategic Mngmt Journal, Vol.18 No7:509-533, 1997. VAN DE VEN, A.H. Engaged scholarship: a guide for organizational and social research. Oxford: Oxford University Press, 2007.