Resumo

Título do Artigo

COMO AS GRANDES EMPRESAS UTILIZAM SUAS CAPACIDADES DINÂMICAS PARA ATENDER A BASE DA PIRÂMIDE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

base da pirâmide
pesquisa processual
estratégia

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Diogo Palheta Nery da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade

Reumo

O conceito de capacidades dinâmicas criado por Teece et al. (1997) afirmar que as capacidades dinâmicas são as habilidades das empresas mudarem seus processos ao reconfigurar e transformar seus recursos, rotinas e competências diante de mudanças ambientais. Hart e Dowell (2011) argumentam que a pesquisa sobre estratégias para base da pirâmide pode contribuir para o desenvolvimento do conceito de capacidades dinâmicas ao entender as capacidades dinâmicas necessárias para entrar em novos mercados em que as empresas não estão acostumadas, como os mercados da base da pirâmide.
Essa pesquisa visará realizar três contribuições teóricas para a literatura internacional: (1) estender a literatura de Capacidades Dinâmicas, que geralmente é focada em mudanças tecnológicas, ao estudar processos de mudança organizacional relacionados a aspectos intangíveis como a adoção de estratégias voltadas para mercados de baixa renda; (2) preencher a lacuna de estudos sobre estratégias para base da pirâmide que utilizam o conceito de Capacidades Dinâmicas, (3) e contribuir no desenvolvimento do conceito de Capacidades Dinâmica por meio de pesquisa processual.
A proposição dessa pesquisa é de que uma grande empresa para criar, alterar ou transformar sua base de recursos visando atuar nos mercados da base da pirâmide deve (1) realizar alianças com outras organizações que conheçam a realidade da população de baixa renda e/ou (2) promover processos de descentralização que permitam o intra-empreendedorismo de seus funcionários.
Esse estudo será de natureza qualitativa e longitudinal. O estudo adotará a abordagem de pesquisa processual. A unidade de análise que essa pesquisa adotará serão os processos de mudança que as grandes empresas utilizam para mudar suas estratégias visando servir a base da pirâmide. Assim a amostra dessa pesquisa será composta por duas grandes empresas que atendem a base da pirâmide no Brasil e que estão situadas em contextos diferentes. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos que serão guiados pelo protocolo de pesquisa.
O autor desse projeto de pesquisa de tese ainda não fez a coleta dos dados em campo, por isso não há resultados e conclusões para serem reportados.
O autor desse projeto de pesquisa de tese ainda não fez a coleta dos dados em campo, por isso não há resultados e conclusões para serem reportados.
Hart, S. and Dowell, G. (2010). Invited Editorial: A Natural-Resource-Based View of the Firm: Fifteen Years After. Journal of Management, 37(5), pp.1464-1479. Gioia, D A.; Corley, K G.; Hamilton, A L. Seeking qualitative rigor in inductive research notes on the Gioia methodology. Organizational Research Methods, v. 16, n. 1, p. 15-31, 2013. Teece, D. J.; Pisano, G.; Shuen, A. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, 509–533, 1997.