Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA STAKEHOLDER THEORY NO AMBIENTE CIBERNÉTICO: STAKEHOLDER ANALYSIS PARA CENÁRIOS DO SETOR DE COMERCIO ELETRONICO
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Palavras Chave

teoria dos stakeholders
cenários
e-commerce

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Diólia de Carvalho Graziano
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

O ambiente de negócios se tornou mais complexo na contemporaneidade por conta do rápido avanço da tecnologia de informação. O ciberespaço, é uma área onde não apenas tradicionais stakeholders ‒ fornecedores, parceiros de negócios, consumidores empoderados e concorrentes ‒ operam, mas também um ambiente em que vários produtos substituintes começam a emergir e novas empresas passam a existir com uma facilidade e rapidez sem precedentes. A questão-chave tornou-se a compreensão dos mecanismos e grau de influência dos elementos, entidades e forças que operam no ciberespaço.
Grande parte das publicações significativas tratam do tema do uso do ferramental existente na World Wide Web, como exemplo, as redes sociais. Contudo, poucas são as que tratam do impacto do espaço eletrônico, das consequências de possíveis alterações neste espaço e das forças que ali operam sobre o funcionamento das organizações. Aplicar a Teoria dos Stakeholders em cenário cibernético, em setor que atua no ciberespaço, podendo revelar novos stakeholders ou Special Interest Groups do ciberespaço.
Replicar a proposta Boaventura (2007) em ambiente e indústria cibernéticos. Desenvolvimento de uma análise formal por meio da construção de cenários para geração de conhecimento que influencie o planejamento e visão de futuro do setor de comércio eletrônico. Confirmação empirica da existência de stakeholders nascidos ou empoderados no cambiente cibernético, a partir de Wielki (2006, 2011) e as ameaças e oportunidades para o setor, de acordo com o método de construção de cenários proposto por Boaventura (2007). Filosofia moderna, ontologia interpretativista-construtivista, sem hipotese previa
1.Definição do ambiente de estudo: ABComm, SBVC e Anjos do Brasil. 2. Geração variáveis do ambiente de estudo: Entrevistas em profundidade. 3. Qualificação de importância e incerteza: entrevista estruturada. 4. Identificação das variáveis-chave: Proposto por Godet (1993) e Boaventura (2003). 5. Geração de cenários industriais: Síntese dos cenários construídos.
Existência de novos SIGs.
Não se aplica no momento.
BOAVENTURA, J. M. G.; DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. ; FREEMAN, E.. ; FRIEDMAN, A. L.; MILES, S. ; GODET, Michel; JENSEN, M. .