Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA COOPERATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE 2005 E 2015
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança
Governança Cooperativa
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Aline Castro Jansen
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
2 - Alisson Eduardo Maehler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração
3 - Francielle Molon da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
4 - Marcelo Fernandes Pacheco Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPG Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Reumo

A governança é um tema que desperta interesse nas organizações, independentemente do tamanho, do setor e da estrutura da mesma e tem evoluído a cada dia, tendo em vista a busca constante de uma administração mais eficaz nas mais variadas organizações. Nas cooperativas não é diferente, pois elas também sentem a necessidade de possuir uma boa governança e melhorar o seu desempenho. Por conta de algumas características, percebeu-se que as cooperativas devem possuir uma governança distinta e única.
Este estudo visa responder a questões relacionadas aos periódicos que mais publicam sobre o tema governança cooperativa, os autores mais referenciados, as metodologias utilizadas e as palavras- chaves que mais aparecem nos textos desse assunto. A presente pesquisa objetiva realizar uma análise bibliométrica sobre o tema governança cooperativa proporcionando, além da revisão na literatura, um abrangente referencial teórico a ser utilizado em trabalhos futuros na área de governança cooperativa.
Governança é um conjunto de processos, políticas, costumes, mecanismos, procedimentos e instituições que regulam a maneira como uma organização é administrada e, consequentemente, controlada. Este item orienta, também, o estabelecimento dos objetivos da organização e as relações entre os diversos atores envolvidos com a mesma. Nas sociedades cooperativas, a participação representa um dos pilares básicos da governança.
Com o auxílio da análise bibliométrica é possível mapear os artigos que já foram escritos e os autores que discutiram sobre o assunto, permitindo, desse modo, perceber quais são os principais estudos relativos ao tema trabalhado e, também, deixar à disposição uma base teórica sólida para ser utilizada nas futuras pesquisas da área. Escolheu-se utilizar esta técnica metodológica por ser considerada uma lacuna na questão da governança cooperativa na comunidade acadêmica.
A revista que realizou o maior número de publicações foi a Agribusiness: An International Journal. O trabalho mais referenciado foi Cooperative Innovation Projects: Capabilities and Governance Mechanisms de Petra M. Bosch-Sijtsema e Theo J. B. M. Postma, publicado em 2009 no Product Innovation Management. As palavras-chave que mais comuns, além de governança e cooperativa, são crédito, controle, social, auto-gestão e corporativa e o instrumento metodológico mais utilizado foi o estudo de caso.
Conclui-se que o número de publicações vem crescendo, no entanto, é necessário um maior aprofundamento sobre o assunto e mais estudos com diferentes propostas para consolidar o conhecimento sobre governança cooperativa. É importante considerar, também, que esta pesquisa é limitada às técnicas de análise e aos filtros metodológicos utilizados. Todavia, a mesma pode servir como um catálogo de autores e artigos do tema para a elaboração da revisão bibliográfica nas pesquisas futuras.
BOSCH‐SIJTSEMA, P. M.; POSTMA, T. J. B. M. Cooperative Innovation Projects: Capabilities and Governance Mechanisms. Journal of Product Innovation Management, v. 26, n. 1, p. 58-70, 2009. SILVA, I. C.; CASTRO, C. C.; ANTONIALLI, L. M. Governança nas aglomerações produtivas: proposição de um modelo teórico de análise da trajetória de formação e desenvolvimento da coordenação. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 10, n. 1, p. 183-205, jan/abr, 2014.