Resumo

Título do Artigo

50 ANOS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 1965 A 2015
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Palavras Chave

Inteligência competitiva
bibliometria
evolução teórica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Kelly Sacramento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - São Paulo
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
3 - Cesar Nagano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Instituto de Economia

Reumo

A Inteligência Competitiva (IC) pode ser compreendida como o processo de monitoramento do ambiente competitivo de uma determinada empresa, com o propósito de munir a gestão de informações adequadas e consistentes que tornem a tomada de decisão mais eficaz, visando melhorar sua vantagem competitiva. Embora o mercado reconheça a necessidade e os benefícios da IC, o campo é vasto e sofre com fronteiras indefinidas na literatura, mantendo-se desafiador mesmo após décadas de pesquisa.
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de se analisar a produção científica sobre inteligência competitiva, propondo os seguintes objetivos específicos: identificar as expressões-chave mais utilizadas na literatura sobre inteligência competitiva; identificar os artigos e autores mais relevantes em relação à temática da inteligência competitiva; identificar os periódicos que concentram as publicações sobre o assunto; e identificar tendências e campos de estudo correlatos ao tema.
A revisão teórica trata dos conceitos de IC e seu processo sugerido por Herring (2002), bem como sua evolução na literatura, com destaque para as fases propostas por Prescott e Gibbons (1995). Por fim, discute-se o desafio da IC em ambientes complexos de constantes mudanças empresariais, através das contribuições de Calof e Wright (2008), Chen et al. (2012) e Roche e Blaine (2015).
Visando analisar a produção científica sobre IC em organizações de 1965 a 2015, a partir da base ISI Web of Science realizou-se uma análise bibliométrica de 299 artigos, com a qual se identificaram as expressões-chave, artigos, autores e periódicos mais relevantes sobre o tema, seguida de uma análise bibliográfica sobre os 42 artigos mais relevantes, sem o viés temporal, avaliando a abordagem metodológica, os campos de estudo correlatos e as principais referências teóricas utilizadas.
IC é um assunto de crescente interesse na literatura, ainda com espaço para debate e desenvolvimento teórico: a dispersão de autores, citações e temas indica a falta de consenso. Há uma tendência para campos de estudo ligados a posicionamento de mercado e questões internas às organizações, relacionadas a estratégia e marketing; porém estudos em geração de conhecimento, inovação e redes sugerem o despontar de um novo estágio de desenvolvimento, no qual IC seria uma capacidade core das empresas.
A contribuição da pesquisa consiste em apresentar uma sistematização da produção acadêmica a respeito da temática da inteligência competitiva, visando contribuir para a compreensão e evolução da teoria existente. A análise sugere teorias e enfoques mais proeminentes que possam oferecer embasamento para o aprofundamento da discussão e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o tema.
BRODY, 2008; CALOF; WRIGHT, 2008; CERVO et al, 2007; CHEN et al, 2012; FLEISHER et al, 2007; GILAD, 2006; GUEDES; BORSCHIVER, 2005; HERRING, 2002; MACHADO-DA-SILVA et al, 1989; MILLER, 2001; PRESCOTT; GIBBONS, 1995; REGINATO; GRACIOLI, 2012; ROCHE, BLAINE, 2015; WRIGHT et al, 2004.