Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA SEGUNDO A VISÃO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE VESTUÁRIO
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Palavras Chave

Competitividade
Inovação
Vestuário

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Thainá Islan Oliveira Nunes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

Empresas de confecções que atuam no mercado brasileiro de vestuário enfrentam o desafio de preservar espaços no mercado doméstico e se inserir no mercado internacional. A partir de abordagens já existentes sobre estratégias para a competitividade e práticas de inovação, realizou-se pesquisa de campo, via questionário aplicado a consumidores de produtos de vestuário para identificar sua visão quanto às práticas de inovação e a competitividade de empresas que suprem esse mercado.
Problema de Pesquisa: qual influência a inovação aplicada a peças de vestuário exerce sobre a preferência do consumidor, conferindo-lhes assim vantagens competitivas? Objetivo Geral: compreender como a inovação influencia a decisão de compra dos consumidores de peças de vestuário, de forma a proporcionar vantagens competitivas dos produtos inovadores sobre seus concorrentes.
Competitividade requer aprendizagem e inovação. Vantagens competitivas decorrem de capacidades como as de produção e uso de tecnologia, custos compatíveis, diferenciação, flexibilidade e velocidade. A inovação se apresenta em diferentes formas, tipos e graus. Empresas inovadoras têm mais sucesso à medida que há valor percebido pelo cliente e consequente intenção de compra. Assim, tecnologia e inovação em produtos, processos e modelos de negócio são pilares da competitividade das organizações.
Método quantitativo com fim exploratório. Os dados foram coletados pela internet em questionário com 20 assertivas, sendo consideradas válidas 211 respostas. Análise dos dados por estatística descritiva para o perfil da amostra e estatística multivariada (Análise Fatorial e de Correlação), com o apoio do software SPSS. A análise proporcionou o conhecimento de correlações entre práticas de inovação e decisão de compra de produtos do setor pesquisado segundo a visão dos participantes da pesquisa.
Fator F1 (Diferenciação para escolha da compra): relação entre os benefícios e o custo de aquisição. Diferenciação, personalização e design influenciam decisão de compra. Fator F2 (Valor agregado pela inovação): inovação influencia valor percebido e consumidores aceitam pagar mais caro por diferenciais. Preferência por marcas que inovam e por roupas importadas sinaliza para a importância do conceito. Fator F3 (Indiferença à inovação): importância de se combinar diferenciação com baixo custo.
Há subjetividade no valor percebido pelo consumidor, como a utilidade do produto e os benefícios oferecidos, influência da diferenciação do produto como determinante na decisão de compra, percepção do valor da inovação pelos consumidores, que aceitam pagar mais pelo diferencial e preferência por marcas inovadoras e internacionais revelam aspectos que podem ser utilizados estrategicamente pelas empresas na conquista e fidelização de seus clientes, propiciando vantagens competitivas.
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