Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO E DA CULTURA DE COMPETITIVIDADE NO DESEMPENHO
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Cultura de Competitividade
Desenvolvimento do Conhecimento.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Bruna Aparecida Rosseti Candido
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Alphaville
2 - Flávio Macau
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

O ritmo da competição e das mudanças tecnológicas estimulam as empresas a buscarem meios de ampliar suas vantagens. Nos estudos sobre competitividade, a visão baseada em conhecimento (KBV), tem sido usada para explicar como algumas empresas superam seus concorrentes por meio da gestão do conhecimento (GC), que pode ser abordada pelas dimensões de Desenvolvimento do Conhecimento, que trata da aquisição e manipulação do conhecimento e pela Cultura de Competitividade, voltada a inovar e empreender.
O problema de Pesquisa pode ser expresso por: Empresas praticantes de Desenvolvimento do Conhecimento (DC) e de Cultura de Competitividade (CC) possuem desempenho superior? Como objetivo, este artigo busca avaliar os efeitos do Desenvolvimento do Conhecimento (DC) e da Cultura de Competitividade (CC) no desempenho das empresas; se a associação entre essas duas dimensões resulta num efeito mais pronunciado; e se a turbulência associada ao setor influencia essa relação.
Com base nos conceitos da Visão Baseada em Conhecimento (KBV), o Desenvolvimento do Conhecimento (DC) trata da aquisição e manipulação de um ativo importante para a competitividade. Segundo Hult et al. (2002) as empresas promovem oportunidades para o desenvolvimento do capital intelectual envolvendo a criação formal de processos, mas faz-se necessária uma perspectiva que interfira nas tarefas diárias voltadas para o cliente, chamada de Cultura de Competitividade (CC).
Esta pesquisa descritiva, quantitativa, utilizou-se um recorte de uma survey pré-existente, cruzando com dados das 1000 Melhores & Maiores da Revista Exame de 2007 à 2009, nos indicadores de Crescimento de Vendas e Número de Empregados, resultando em 82 e 72 empresas. Tratou-se os missing values e respostas múltiplas e fez-se a comparação na busca pela associação e grau de relacionamento entre as variáveis e a verificação da interferência da turbulência sobre os setores de manufatura e serviços.
Ao associar DC e CC e compará-los com desempenho, nota-se a influência, principalmente de DC. Esta influência teve o mais alto percentual de retorno (R²=22%). Esperava-se uma relação entre as duas variáveis, só encontrada no estudo original de Macau (2016). Ao analisar o resultado sobre empresas de manufatura, apresentou-se evidências que reforçam a premissa de que DC é fator predominante. Também observou-se que a comparação entre dados subjetivos e objetivos não manifestaram equivalência.
Observou-se a influência de DC sobre o desempenho, principalmente no setor de manufatura, confirmando, mas não na mesma intensidade, os resultados de estudos anteriores. Ao analisar a associação de CC e desempenho, não foram obtidas evidências estatísticas. Todas as análises que apresentaram alguma evidência sobre o desempenho partiram de dados subjetivos. No resultado geral, nota-se que o processo pelo qual a organização aprende e trabalha com o conhecimento, impulsionam a vantagem competitiva.
HULT, G. T. M.; KETCHEN JR., D. J.; ARRFELT, M. Strategic supply chain management Improving performance through a culture of competitiveness and knowledge development. Strategic Management Journal, v.28, p.1035-1052, 2007. MACAU, F.; BRITO, L.; DUARTE; A. Effects of Knowledge Development and Culture of Competitiveness on the Performance of Service-Oriented and Product-oriented Firms. Knowledge and Process Management (in press), 2016.