Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DA CADEIA ESTRATÉGICA DE VALOR DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

cadeia de valor
sustentabilidade
objetivos do desenvolvimento sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Caroline Krüger Guimarães
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Câmpus de Ribeirão Preto
2 - Marina Toledo de Arruda Lourenção
FEA-RP/USP - Administração
3 - Larissa Marchiori Pacheco
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/RP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
4 - Lara Bartocci Liboni
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA/RP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Reumo

A Agenda 2030, trouxe com ela o SDG Compass, que consiste em um guia para auxiliar as empresas a alinhar suas estratégias com os ODS. Este guia, traz em seu cerne a importância do mapeamento da cadeia estratégica de valor, para que sejam avaliados os impactos atuais, potenciais, positivos e negativos que as atividades do negócios têm sobre os ODS. Tomando esta abordagem estratégica, a empresa distingue as oportunidades mais importantes relacionadas aos ODS que poderão agregar valor para o seu negócio, além de reduzir os riscos (UNGC, GRI, WBCSD, 2015).
Diante do reconhecimento das demandas latentes mundiais por ações que se traduzam em intervenções promotoras de desenvolvimento sustentável, a presente pesquisa buscou verificar como a CPFL Energia pode incorporar os ODS na cadeia estratégica de valor para a sustentabilidade da empresa. A seleção da organização se deu devido à importância do setor para a sustentabilidade, como também, pela expressividade da mesma no mercado brasileiro. Para o levantamento de dados, foram feitas entrevistas com os gestores da empresa, analisados documentos e realizadas observações.
A chamada ODS é uma ação mundial entre governos para todo o mundo, sejam empresas, civis, sociedade, visando acabar com a pobreza e criar uma vida de dignidade e oportunidades. Entendendo, porém, que o negócio é um parceiro vital para a consecução dos ODS, e os seus impactos tem efeitos diretos na sociedade e no meio ambiente, foi criado o guia SDG Compass. A combinação entre a sustentabilidade e estratégia, tem potencial de agregar valor para a empresa, pois a sustentabilidade envolve a renovação da estratégia e concepção do negócio, criando organizações competitivas no longo prazo.
Este estudo tem caráter qualitativo, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para a coleta de dados secundários foram realizadas pesquisas em referenciais bibliográficos como livros, artigos publicados em anais de congresso e encontros, revistas e jornais científicos. Para a coleta de dados primários foram realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas, além de técnicas de análise documental e observação não participante do ambiente de trabalho na empresa. A seleção do caso é não-aleatoria, pois a empresa escolhida é considerada pioneira na promoção da sustentabilidade.
Constatou-se que as maiores contribuição da empresa para os ODS, se encontram nas metas 8, 12 e 13. Foram diagnosticados, os seguintes impactos positivos que poderão ser oportunidades para o negócio: desenvolvimento de novas tecnologias e novos mercados, formação de alianças para pesquisa e ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável e minimização significativa dos impactos ambientais da atividade da organização. Os impactos negativos são: acesso, crescimento da demanda e efeito das mudanças climáticas na geração de energia e expansão das práticas de sustentabilide na empresa.
Desta forma resta evidente o impacto de uma organização como ator fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável de um país. Por meio de suas atividades estratégicas ligadas a sustentabilidade, uma organização pode dar suporte para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável, que dependerão do setor de atuação da organização e de quais stakeholders com os quais se relacionam. Este caso ainda mostra o potencial de abrangência da atuação da empresa em lidar com questões sociais e dilemas ambientais inerentes ao desenvolvimento de um setor econômico ou de um país.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Strategy and Society: The Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility, Harvard Business Review, p. 1-15, dez. 2006. UNGC; GRI; WBCSD. SDG Compass: the guide for business action on the SDGs. Sept/2015. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2015.