Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem
Metodologia Ativa
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa
Autores
Nome
1 - Anielson Barbosa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
2 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
3 - Danilo Gonçalves Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Francisco Ialyson Felipe Vasques UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Sede
Reumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma estratégia de ensino ativa que permite ao aluno se tornar protagonista e responsável por seu processo de aprendizagem, além de oportunizar o trabalho coletivo, fomentar a capacidade de resolver problemas a partir de um processo investigativo e também de analisar dados e propor soluções a partir da utilização de seus conhecimentos prévios. Ao usar esta estratégia, o professor deixa de ser o centro do processo e assume o papel de facilitador.
A problemática deste estudo emerge a partir da necessidade de avaliar como a adoção de uma metodologia de ensino ativa potencializa o processo de aprendizagem de alunos de Administração. Assim, este artigo objetiva apresentar uma proposta de estruturação da utilização da aprendizagem baseada em problemas (ABP) como estratégia de ensino ativa e avaliar as implicações da aplicação da ABP na aprendizagem de alunos de duas turmas em uma disciplina eletiva do curso de administração da UFPB no segundo semestre de 2015.
Ao discutir a aprendizagem baseada em problemas, Savin-Baden e Major (2004), afirmam que esta é uma estratégia educacional que considera a natureza complexa da aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) foi desenvolvida para permitir que o aluno saia de uma posição passiva, sendo exposto a determinados problemas e desenvolva um senso de auto direcionamento em busca de conhecimento para a resolução destes (SOUZA; VERDINELLI, 2013).
O estudo segue os pressupostos da pesquisa qualitativa e utiliza a abordagem da pesquisa-ação adotada por Cousin (2009) que pode ser difundida no campo do ensino e está vinculada a um movimento do professor como pesquisador. A coleta dos dados ocorreu a partir de relatos reflexivos, de questionários e entrevistas. Neste artigo as análises se limitaram às entrevistas realizadas, as quais foram tratadas a partir da análise de conteúdo.
Os resultados obtidos indicaram que a estratégia de ABP tem implicação positiva no aprendizado dos alunos em razão de promover a integração teoria e prática, o que potencializa a motivação para aprender. A prática, o trabalho em equipe e a presença do empresário/executivo nas seções de ABP foram vistas pelos alunos como fatores facilitadores de sua aprendizagem. Em contrapartida, o trabalho em equipe e o tempo foram apontados como limitadores.
O uso de estratégias ativas nos cursos de Administração tem aumentado nos últimos anos, mas, ainda é considerada incipiente. Da mesma forma, o uso da estratégia de ABP, especialmente como proposta neste trabalho, a partir da presença de empresários/executivos que possam trazer problemas reais para a sala de aula, podem contribuir de maneira significativa para a promoção da aprendizagem e da reflexão de alunos de graduação em administração.
COUSIN, G. Research Learning in Higher Education. An introduction to contemporary methods and approaches. Routledge: New York, NY, 2009.
SAVIN-BADEN, M.; MAJOR, C. H. Foundations of Problem-based Learning. New York: Open University Press – Mc-Graw Hill Education, 2004.
SOUZA, N. R. de; VERDINELLI, M. A. Aprendizagem ativa em administração: Um estudo da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na graduação. Revista Pretexto, v. 15, n. NE, p. 29-47, 2013.