Resumo

Título do Artigo

Filmes como objeto de estudos para pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas: um modelo para análises
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Palavras Chave

Filmes
Modelo
Ciências Sociais Aplicadas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - Gabriel Henrique Pimenta Isboli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
2 - Olga Maria Coutinho Pepece
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - Sergio Augusto Vallim Gaiotto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Colombo

Reumo

Filmes podem ser analisados seguindo direcionamentos que variam conforme o interesse daquele que realiza a análise, ou também mediante o interesse de uma área de estudo. Existem estudos tanto voltados para aspectos mais técnicos (CARREIRO; MIRANDA, 2015), como obras que se dedicam a compreender comportamentos e consumos (LOCHBUEHLER; KLEINJAN; ENGELS, 2013).
Sabendo que existem estudos com análises direcionadas para as mais diversas finalidades nas Ciências Sociais Aplicadas (CSA), torna-se possível questionar: como os pesquisadores nas CSA poderiam ter um protocolo unificado para as análises? Aqui, objetiva-se propor um modelo que possa ser utilizado por diversos pesquisadores da área de Ciências Sociais Aplicadas no intuito de padronizar os resultados das análises de filmes quando o modelo aqui proposto for utilizado.
O artigo trabalha a parte teórica articulando trabalhos prévios da literatura ao mostrar que filmes podem ser usados como objetos de estudo, além de também trazer luz à importância de um modelo para as análises de filmes, convergindo para seu uso nas CSA, posto que o estudo de filmes possibilita aprofundar questões relacionadas às percepções com a exibição e reações após o contato, podendo tais reações variar inclusive em termos culturais.
Como forma de validar a proposição, a mesma foi construída seguindo princípios tratados na análise de discurso da linha francesa e também na semiótica. Em termos da análise de discurso, toma-se por base Pêcheaux e Gregolin. Sobre semiótica, Santaella é a referência seguida. Com uma base para o entendimento de mensagens trabalhadas e signos presentes nas produções, estrutura-se um modelo com cinco momentos, dispostos em quatro etapas.
O modelo compreende cinco momentos dispostos em quatro etapas, a saber: (1) caracterização dos antecedentes; (2) elementos componentes; (3) contato efetivo com o filme; (4) mensagens trabalhadas; e (5) efeitos consequentes. Descrevendo cada momento e expondo como o modelo poderia ter sido utilizado em pesquisas, demonstra-se a viabilidade da proposição.
O modelo mostra-se aplicável, com as quatro etapas representando o modelo proposto para realização de análises utilizando filmes como fonte de dados, em um direcionamento voltado (principalmente, mas não exclusivamente) aos estudos nas ciências sociais aplicadas. É importante notar que as técnicas de análise não se restringem aos filmes longa-metragem, pois também podem ser aplicadas em peças publicitárias, vídeos institucionais e outros materiais audiovisuais.
CARREIRO, R.; MIRANDA, S. R. Representações sonoras do diabo no cinema: vozes múltiplas e músicas mínimas em O Exorcista. Revista FAMECOS, v.22, n.4, p.119-34, 2015. LOCHBUEHLER, K.; KLEINJAN, M.; ENGELS, R. C. M. E. Does the exposure to smoking cues in movies affect adolescents’ immediate smoking behavior? Addictive Behaviors, v.38, n.5, p.2203-2206, 2013.