Resumo

Título do Artigo

PARADIGMAS E METODOLOGIAS PRESCRITIVAS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o papel da Design Research
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Paradigmas
Design Research

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Grazielli Faria Zimmer Santos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
2 - Graziele Ventura Koerich
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas
3 - Graziela Dias Alperstedt
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

O artigo é produto de uma reflexão acerca da baixa contribuição do conhecimento produzido pelas pesquisas desenvolvidas no campo da Administração Pública para a resolução de problemas reais, os quais têm apresentado alta complexidade. Diante disso, destacamos a necessidade de discussão de uma base epistemológica e de um método de pesquisa capazes de sustentar os estudos de natureza prescritiva. Assim, apresentamos o potencial de contribuição da Design Research na resolução de problemas do campo.
Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como a Design Research, enquanto método prescritivo, pode contribuir para a resolução de problemas complexos da Administração Pública? Dessa forma, objetivamos nesse artigo verificar como a Design Research pode auxiliar na resolução de problemas complexos do campo da Administração Pública, especialmente quando aliado a um posicionamento construtivista por parte do pesquisador.
A Design Research consiste no método que operacionaliza a pesquisa e tem como objetivo a construção de um artefato, possibilitando maior aproximação entre a teoria e a prática. A condução das etapas da pesquisa, bem como seus resultados, podem variar em virtude das diferentes técnicas de pesquisa científica utilizadas, as quais dependerão do paradigma de pesquisa adotado pelo pesquisador, que pode seguir tanto a lógica positivista quanto interpretativista.
A presente pesquisa consiste em um ensaio teórico.
Inúmeros são os desafios enfrentados na Administração Pública, especialmente quando se trata de problemas com maior nível de complexidade, que exigem um esforço colaborativo para sua mitigação. A adoção do paradigma interpretativista para a condução da Design Research, traz ao método maior aderência às características dos problemas complexos, especialmente pela interação entre o sujeito e o objeto, tornando ainda maior sua contribuição. Porém, isso reflete na configuração das etapas da pesquisa.
Nas conclusões evidenciamos a baixa utilização do método no campo da Administração Pública, o que traz a possibilidade de, ao longo de sua consolidação, avaliar os resultados de pesquisas que trabalhem a Design Research a partir da adoção do paradigma interpretativista, especialmente a efetividade dos artefatos propostos frente à complexidade dos problemas que envolvem o campo, contribuindo não apenas para o avanço do conhecimento científico, mas também em benefício da sociedade como um todo.
AKEN, J. E. VAN; ROMME, G. Reinventing the future: adding design science to the repertoire of organization and management studies. Organization Management Journal, v.6, n. 1, p. 5-12, 2009. DE SORDI, J. O.; MEIRELES. M.; SANCHES, C. Design Science aplicada às pesquisas em administração: reflexões a partir do recente histórico de publicações internacionais. Revista de Administração e Inovação, v.8, n.1, p. 10-36, 2011. SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3 ed. Cambridge: MIT Press, 1996.