Resumo

Título do Artigo

IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA PERSPECTIVA DOS GESTORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração de Materiais
Hospital Público
Gestores hospitalar

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - CRISLAINE ABREU RODRIGUES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE
2 - ROSEMAR JOSÉ HALL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE

Reumo

Atores econômicos e políticos têm levado a maior atenção às questões de saúde, devido ao rápido crescimento dos custos dos cuidados de saúde, tanto público como privado (APTEL; POMBERG; POURJALALI, 2009). Fatores como o envelhecimento da população, o aumento da demanda por serviços de saúde, o aumento do custo, escassez de profissionais médicos, introdução de novas tecnologias, e novos medicamentos, impulsiona o aumento de custos hospitalares (APTEL; POMBERG; POURJALALI, 2009).
Este trabalho tem como foco a administração de material de um hospital público em suas unidades estratégicas que comporta materiais de consumo utilizados pela instituição, e busca excelência na gestão de materiais. O estudo busca responder ao problema de pesquisa: como é realizada a administração de materiais em um hospital público de Dourados na perspectiva dos gestores? O objetivo é descrever como é a administração de materiais em um hospital público de acordo com a perspectiva dos gestores.
Para Pozo (2007), só se visualiza a importância da administração de materiais, quando os bens necessários não estão disponíveis no momento exato e correto para suprir as necessidades dos consumidores. Na opinião de Castellani (1996), os problemas de atendimento enfrentados pelos hospitais públicos brasileiros revelam uma situação delicada que perdura há anos. Por meio de uma gestão de materiais eficiente, cerca de metade dos custos da logística em hospitais pode ser eliminado (POULIN, 2003).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, em que foi realizado um estudo de caso em um hospital público de urgência e emergência na cidade de Dourados/MS, o hospital é referência para aproximadamente 800 mil cidadãos de 35 munícipios. Para obter os dados fez entrevista com três gestores do topo do hospital. Além disso usou se da técnica de observação dos procedimentos de administração de materiais hospitalares. O estudo é caracterizado com qualitativo.
Os resultados revelaram que o hospital ainda necessita aprimorar seus processos de administração de materiais, em relação a utilização de software apropriado para o processo, melhor capacitação dos colabores, aplicar melhores técnicas de controle, como classificação ABC e XYZ, sistema de custeio ABC. Melhoria das As instalações físicas de armazenagem dos materiais. Existe um déficit de pessoal ocasionado pelo fato do volume de materiais ser muito grande, gerando atrasos e acúmulos de serviços.
Observou que é necessário um constante levantamento de todas as ações envolvidas na administração de materiais, com a meta de apurar o desempenho dos estoques, e corrigir eventuais falhas nos processos, para utilizar as ferramentas de gestão de estoques de forma eficiente e eficaz. Estas medidas devem ser suficientes para normalizar as reclamações de falta de material e excesso de gastos com estoques. Por ser um estudo de caso, há impossibilidades inferências dos resultados a outros hospitais.
APTEL, Olivier; POMBERG, Michèle; POURJALALI, Hamid. Improving activities of logistics departments in hospitals: a comparison of French and US hospitals. Journal of applied management accounting research, v. 7, n. 2, p. 1, 2009. Volland, J., Fügener, A., Schoenfelder, J., & Brunner, J. O. Material Logistics in Hospitals: A Literature Review. Available at SSRN 2611917, 2015. FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. A. Administração de materiais e do patrimônio, 1. ed., São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.