Resumo

Título do Artigo

REDES DE MICROFRANQUIAS E EMPREENDEDORISMO GERACIONAL: Percepção de Valor do Composto de Marketing
Abrir Arquivo

Palavras Chave

EMPREENDEDORISMO
MICROFRANQUIA
COMPOSTO DE MARKETING

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - FABIO RODRIGO PIMENTEL
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - CAMPUS INDIANÓPOLIS
2 - Andrea Giovani Lanfranchi
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
3 - Victor Ragazzi Isaac
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

Franquia pode ser definida como um acordo contratual entre duas companhias legalmente independentes em que o franqueador concede ao franqueado o direito de vender o produto do franqueador ou fazer negócios utilizando sua marca registrada em determinado local durante um intervalo de tempo especificado (HITT, IRELAND, & HOSKISSON, 2002, p. 380).
Problema de pesquisa: Há variação na percepção de valor dos microfranqueados diante do composto de marketing devido a geração etária? Objetivo: identificar a percepção de valor de microfranqueados diante do composto de marketing e verificar se de uma geração etária para outra existe uma mudança na percepção de valor dos microfranqueados diante do composto de marketing.
Sistema de franchising. Sistema de microfranquias. Empreendedorismo geracional. Geração Y. Composto de marketing.
Tipo de pesquisa exploratória quantitativa, com utilização do método survey. Aplicação de 10 pré teste do dois questionários, sendo um que possibilitasse o enquadramento da classe socioeconômica do entrevistado e o segundo questionário foi elaborado com questões fechadas onde o respondente escolheu a resposta entre as opções oferecidas, em escala de preferências tipo Likert.
Após o levantamento de dados pode se realizar uma inferência acerca dos resultados. Ressalta se que obtivemos a moda e a média das respostas obtidas junto ao questionário.
Os resultados sugerem semelhança de percepção entre os microfranqueados das gerações Y, Baby Boomeres e X, quanto a percepção de valor diante do composto de marketing recebido do microfranqueador para os atributos Produto, Preço, Praça e Promoção. Os resultados, conjugando declarações objetivas de avaliação e conteúdo das entrevistas, oferecem indicações importantes e o reconhecimento de microfranqueados das três gerações etárias pesquisadas de que não há variação na percepção de valor.
MELO, P. L. R.; BORINI, F. M.; CUNHA, J. A. C. (2014); PORTO, R. B.; LIMA, N. S. R. (2015); Filion (1999); Gerber (2004); Hisrich et al. (2009); Machado (2014); Vale (2014); Lima et al. (2015); Rosa (2015); Kim; Knight; Crutsinger (2009); Santos (2012); Behrer, Van den Bergh, (2013); Kotler (1998); Neto, Silva, Machado (2013); Souza, Gosling, Gonçalvez (2013);  Heinz, Costa, Pereira (2014); Porto, Lima (2015); Fairbourne, 2006; Fairbourne, Gibson e Dyer (2007); Neri (2008);