Resumo

Título do Artigo

A CADEIA GLOBAL DE VALOR DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS NO JAPÃO E NA COREIA DO SUL: PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Veículo Elétrico
Cadeia Global de Valor
Indústria Automotiva

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Ailton Conde Jussani
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Gilmar Masiero
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - EAD
3 - Mario Henrique ogasavara
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo
4 - Marcelo Luiz Risso
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

O carro elétrico é realidade no mercado internacional. Ao acompanhar a evolução das pesquisas realizadas ao longo de quatro décadas, Chan (2011) afirma que o sucesso de produção e comercialização de veículos elétricos depende de vários desafios a serem superados, entre eles: disponibilidade de produtos com autonomia de deslocamento a um custo acessível; disponibilidade de infraestrutura eficiente; e, disponibilidade de modelo de negócios para alavancar o custo de baterias. Japão e Coreia do Sul vêm superando esses desafios da produção e comercialização em massa de VEs por mais de duas décadas.
O problema de pesquisa é enunciado da seguinte forma: Quais são as principais características da cadeia global de valor de veículos elétricos na Coreia do Sul e Japão? O objetivo é identificar as principais características da cadeia global de valor dos veículos elétricos leves urbanos na Coreia do Sul e Japão. Adicionalmente, pretende-se indicar possibilidades de integração do Brasil nas cadeias de valor do carro elétrico.
Segundo Porter (1992) cadeia de valor consiste no relacionamento entre empresa e fornecedores. É utilizada para analisar competências essenciais da empresa para alcançar redução de custo e diferenciação. Essa abordagem foi ampliada para a análise das cadeias globais de valor baseadas nos suprimentos e logística global. Muitas indústrias se tornaram redes distribuídas com atividades em diversos países e regiões. Dentro dessas redes o valor agregado pode ser distribuído entre diversas localidades.
Pesquisa qualitativa de natureza exploratória descritiva. Utilizaram-se métodos mistos de obtenção de dados segundo conceito de triangulação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram analisados documentos de empresas, observação in loco de fábricas e centros de P&D, no Japão e Coreia do Sul, além de entrevistas, de aproximadamente 90 minutos, com executivos no sentido de identificar os aspectos técnicos considerados mais importantes na cadeia global de valor de veículos elétricos.
Entre as maiores dificuldades em fabricar veículos elétricos, destacam-se: custo dos componentes; complexidade de integração; maturidade dos fornecedores. O custo dos componentes é elevado, uma vez que não há escala de produção suficiente no mercado. A complexidade de integração entre componentes é elevada tendo em vista que aspectos mecânicos deixam de existir e há necessidade de competências-chave para o desenvolvimento de hardware e software, agora, fatores predominantes no veículo elétrico.
As cadeias produtivas dos veículos elétricos japoneses e sul coreanos ainda em fase de consolidação são cadeias de agregação de valor local e não global. O único elo da cadeia em que se evidencia maior integração global diz respeito ao suprimento de matéria-prima onde os dois países e suas empresas dependem de fornecedores estrangeiros. Outro indicador de uma incipiente formação de uma cadeia global é o fornecimento de baterias pela Samsung para a BMW.
CHAN, C. C. (2011). 25th International Electric Vehicle Symposium. World EV Journal. v. 4 COOPER, D.; SCHINDLER, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman PORTER, M. (1992). Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 33. ed. Rio de Janeiro: Elsevier STURGEON, T. et al. (2013). Brazilian manufacturing in international perspective: A global value chain analysis of Brazil’s aerospace, medical devices and electronics industries. CNI, Sep